7.20.2010

Gordura Vegetal Hidrogenada

Gordura Vegetal Hidrogenada - Atenção nos Supermercados com Comida Pronta
Esta gordura muito maléfica e muito utilizada pela indústria alimentar aparece também em algumas comidas prontas de venda ao peso, em cadeias de Supermercados muuuuuito populares - sendo chocante duplamente visto terem nutricionistas/dietistas na sua equipa de trabalho!Pode-se ler este ingrediente mediante a etiqueta da dose de comida que comprar, pelo que apenas podemos verificar se a comida contém essa gordura após o pedido da mesma...!!Por exemplo, um "bacalhau com natas" deste supermercado não contém natas algumas!! Em vez tem molho béchamel e uma emulsão baseada em óleos hidrogenados (por ex. de soja). O mesmo para uma massa carbonara, que pode levar com essa gordura em vez do azeite normal/saudável!! Escandaloso!!
Por tudo isto ATENTE aos rótulos cada vez mais, de COMIDAS PRONTAS FRESCAS além das outras todas embaladas - tal como croisssants, biscoitos, congelados, batatas fritas, bolachas, etc. etc. --- as aplicações para a nefasta gordura vegetal hidrogenada, ou parcialmente hidrogenada, andem aí...!Esta gordura aumenta o mau colesterol (LDL) e diminui o bom (HDL) - "que rico ingrediente!" Por isso, "se quer aumentar o seu risco de doenças vasculares", coma comidas com esta gordura! Dá vontade de ser-se irónico... pedimos desculpa.
PEÇA NO SEU SUPERMERCADO PARA RETIRAREM ESTE INGREDIENTE DAS NOSSAS COMIDAS PRONTAS, PELA SUA SAÚDE...!
2ª Opinião em Nutrição-

Saiba ainda:
"A palavra saturada significa que a gordura (os ácidos gordos que a compõem) está saturada de hidrogénio. A palavra insaturada indica que lhe faltam átomos de hidrogénio.
O processo de hidrogenação industrial consiste na adição de hidrogénio aos óleos vegetais polinsaturados para que passem de líquidos a pastosos ou sólidos.
Este processo começou a ser usado devido ao baixo custo, como substituto da manteiga e outras gorduras animais, mas também porque permite maior conservação, estabilidade ao aquecimento e deixa os alimentos crocantes e secos.
A hidrogenação parcial dos óleos polinsaturados dá origem a gorduras insaturadas com uma alteração na configuração química: os ácidos gordos trans.
Estes além de aumentarem o mau colesterol, como as gorduras saturadas, ao contrário destas, baixam o bom colesterol, sendo duplamente nefastos para a saúde cardiovascular.
Quando um alimento contém óleos ou gorduras hidrogenadas significa que o deve encarar como gorduras pouco saudáveis se consumidas em excesso.
Uma pequena quantidade de ácidos gordos trans é encontrada naturalmente em alimentos de origem animal (lacticínios, carne de vaca e de borrego).
Alguns óleos refinados também podem conter trans em pouca quantidade.
Mas são os alimentos processados e o fast food que contêm mais ácidos gordos trans e cujo consumo deve ser moderado.
Infelizmente, a restauração continua a usar gorduras ricas em trans na preparação dos alimentos fritos."
Fonte:UOL

Nenhum comentário: