7.21.2010

Nova técnica permite andar após cirurgia de joelho

Operados no joelho andam após cirurgia
Segundo os médicos, o simples ato de dobrar a perna faz a diferença na recuperação do paciente
Médicos ingleses descobriram uma nova técnica que permite aos pacientes que passaram uma cirurgia de joelho andar apenas duas horas após a operação. Atualmente na maioria dos casos, as pessoas que se submetem a procedimentos cirúrgicos no joelho precisam esperar por dias até poderem colocar o pé no chão.
A nova técnica foi elaborada pelo cirurgião Tony Smith em conjunto com uma equipe de fisioterapeutas, anestesistas, enfermeiros e gestores do Hospital de North Wales. Eles combinaram suas ideias com inovações da medicina vista em viagens pela Austrália, Estados Unidos e Suíça.De acordo com o novo procedimento, o paciente será encorajado a dobrar a perna operada o mais rapidamente possível.
A técnica combina mecanismos estéticos com o manejo da dor através do uso de anti-depressivos e outros tipos de drogas, que segundo os médicos podem funcionar como analgésicos.
"O fato é que os pacientes que dobraram as pernas logo após a cirurgia estão muito melhor do que aqueles que estão internados nos hospitais", contou Dr. Smith.
O aposentado Audrey Hughes, de 71 anos, seguiu a dica dos médicos e ficou muito satisfeito com o resultado. O sucesso do experimento tem chocado enfermeiros e outros médicos."O que nós tivemos aqui é uma mudança de cultura. Sempre acreditamos que seria proibido dobrar a perna, que faria mal movimentarmos o joelho, mas não é assim.
Com o devido acompanhamento, mudamos todos os prognósticos e mostramos que é possível acelerar a recuperação fazendo justamente o que era proibido", explicou Dr. SmithCerca de dois mil pacientes serão beneficiados nos próximos 12 meses.
O procedimento também vale para cirurgias no quadril e tornozelo.

Nenhum comentário: