7.21.2010

Reumatismo nos idosos

Os leigos chamam de reumatismo qualquer doença que provoque dores nas juntas das mãos, joelhos, cotovelos e ombros. Segundo a literatura médica, porém, o conceito de reumatismo é amplo e engloba mais de 200 tipos diferentes de enfermidades (gota, artrite reumatóide, artrose (osteoartrite), lúpus eritematoso, febre reumática, etc.) que podem acometer qualquer órgão do organismo e não apenas as articulações.
A febre reumática, por exemplo, causada por uma cepa de estreptococos que infecta a garganta, é uma doença secundária que se manifesta nas crianças. Além de dores nas articulações, também pode causar lesões nas válvulas cardíacas. O lúpus eritematoso, outra doença reumática, é responsável por danos em quase todos os órgãos, especialmente nas articulações, coração, fígado, pulmões e rins.
Nas pessoas com mais idade, o tipo mais comum da doença conhecida pela denominação genérica de reumatismo é a artrose, também chamada de osteoartrite, osteoartrose ou doença articular degenerativa, um processo doloroso que acomete principalmente as articulações do joelho, do fêmur com o quadril, da coluna cervical e lombar, e a última articulação dos dedos das mãos e se transforma num fator limitante que compromete a qualidade de vida.
Drauzio Varella

Nenhum comentário: