7.21.2010

Vida Saudável e a Celulite

A combinação de exercício aeróbico regular e alimentação balanceada ainda é o melhor remédio para evitar ou minimizar as execráveis celulites. Mas para quem já coleciona na pele aspectos de “casca de laranja" e já não mais veste roupas curtas por vergonha de exibir as inflamações no tecido celular, pode contar com uma aliada - a cirurgia para remoção de celulite. O cirurgião plástico Evaldo Bolívar de Souza Pinto ressalta que a mulher não deve apenas pensar em operar, mas adotar hábitos de vida mais saudáveis. “Ela tem que preocupar-se em tratar, em prevenir, seja fazendo acompanhamento com nutrólogo, professor de ginástica e/ou endocrinologista. A cirurgia deve ser a última opção", aconselha o médico.
A operação consiste em soltar a gordura que está presa na camada superficial da pele, com delicadeza, de forma a não interromper a circulação sangüínea no local. O procedimento é feito com a utilização de uma cânula, de 18 centímetros de comprimento, que possui um anel redondo cortante de três milímetros de diâmetro na ponta. O médico desliza o instrumento pelo corpo, depois de fazer uma incisão de quatro milímetros na pele. “O aparelho ajuda a soltar a fibra da pele. Com isso a gordura vem junto", explica Evaldo Bolívar. Ele esclarece que não há aspiração da gordura, mas, através de massagens, a gordura vai se remanejando pelo corpo.
A celulite é produto da morte da célula gordurosa que fica logo abaixo da pele. A causa mais comum para o problema é a disfunção hormonal, mas também está associada a fatores hereditários, ao acúmulo de gordura no corpo devido a hábitos alimentares inadequados e ao sedentarismo. O cirurgião plástico Carlos Eduardo Leão explica que a celulite surge quando, no lugar da célula morta, aparece um tecido cicatricial chamado fibrose, que tem forte tendência à retração.
Assim como os botões de um colchão, a pele é puxada em direção aos tecidos mais profundos causando os buraquinhos característicos da celulite. Isto acontece, conforme Carlos Eduardo Leão, pela linfa estagnada que não consegue uma drenagem adequada devido à fibrose local. O cirurgião plástico Evaldo Bolívar afirma que a cirurgia não tem contra-indicação, mas é recomendada nos casos que o problema é mais visível. O tempo de procedimento varia conforme a extensão da inflamação, mas o médico observa que a duração média é de 40 minutos. Ele ressalta que a operação pode ser feita em no máximo 7% da área corporal. Segundo Evaldo Bolívar, o resultado é imediato. Mas alguns cuidados precisam ser observados, como a realização de pelo menos dez sessões de drenagem linfática, enquanto ocorre a cicatrização. Além disso, é fundamental o controle alimentar e a atividade física regular.
A cirurgia contra celulite foi discutida, recentemente, durante o 6º Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica, em São Paulo. Carlos Eduardo Leão observa que a técnica não é nova, mas, conforme ele, há controvérsias entre os profissionais, pelo fato de o procedimento ser superficial. “Há um risco de cortar a vascularização da pele durante a cirurgia e, com isso, causar lesões importantes e necrose (morte) do tecido", alerta. Leão não recomenda a cirurgia para áreas muito comprometidas com os furinhos, mas afirma que o resultado pode ser interessante quando o problema não é tão grave. “Temos que ter em mente que as técnicas, cirúrgicas ou não invasivas, não curam a celulite. Apenas amenizam o aspecto da pele. A tendência mundial hoje recai sobre a endermologia", afirma.
Reduzir gordura corporal melhora aspecto da pele
Os tratamentos não invasivos mais modernos são feitos com ultra-som transcutâneo e vácuo, também conhecido como endermologia, que destrói as fibras de gordura e promove o nivelamento da pele. O cirurgião plástico Carlos Eduardo Leão observa que o procedimento tem resultados bastante satisfatórios para as celulites de graus 1, em que os furinhos só são percebidos quando a pele é comprimida, e 2, quando os buraquinhos são visíveis sem necessidade de compressão. Nos graus 3 e 4, quando os nódulos são bastante perceptíveis e têm consistência endurecida, demonstrando que já houve formação de fibrose, podendo haver dor local, os resultados, ressalta o médico, apesar de bons, são inferiores.
A instrumentadora cirúrgica Júnia Dutra da Mata, 36 anos, já se rendeu ao tratamento e comemora o resultado. Ela conta que já deixou de usar biquíni por causa do furinhos no bumbum e na coxa. “A textura da minha pele mudou, melhorou a flacidez. Está bem legal agora", afirma Júnia, que associou a maior ingestão de água e a prática de caminhada ao tratamento.
Noventa por cento das mulheres têm um certo grau de celulite, principalmente a partir da adolescência. Embora isso seja um consolo, a presidente do Departamento de Dermatologia da Associação Médica de Minas Gerais e da Sociedade Brasileira de Dermatologia / Regional MG, Maria Sílvia Laborne, observa que a redução da gordura corporal, com ajuda de dieta, exercícios e massagens, é a melhor maneira de evitar o problema. “A celulite acomete as mulheres porque é um tipo de distribuição de gordura própria do corpo feminino".
A dermatologista afirma que a drenagem linfática é uma técnica bastante indicada e pode ser feita de forma manual ou através de aparelho (endermologia). Ela é um tipo de massagem que vai tentar remover a gordura compactada para ser eliminada pela urina. Outra alternativa é a mesoterapia, que consiste na introdução de substâncias químicas no tecido subcutâneo, com posterior aplicação de massagens para promover a dissolução da gordura. Há ainda a subcisão, que é uma pequena cirurgia nos locais onde os furos são mais profundos. É feito um preenchimento da depressão com uma cicatrização por dentro da pele. Sílvia Laborne afirma que os cremes anticelulites não devem ser o principal tratamento, já que não são absorvidos de forma eficaz, mas podem ser somados ao arsenal de tratamento.
Fonte: Hoje em Dia,

Saiba mais:
Como prevenir a celulite ?
Antes que a celulite se instale, você pode entrar na briga contra esta inimiga. Alguns hábitos, incorporados ao dia-a-dia, podem ser bastante úteis:
- diariamente, após o banho, massageie as pernas e coxas com creme anticelulite. Os movimentos devem ser leves, circulares e ascendentes, desde o tornozelo até o quadril. O mesmo pode ser feito nos braços, indo até o ombro. O processo serve para mobilizar os líquidos acumulados.
- Prefira saltos baixos: o uso de salto alto dificulta a circulação.
- Respire corretamente, para ajudar a liberar toxinas, relaxar as tensões e auxiliar o sangue na sua função oxigenadora.
- A natação e a hidroginástica são as atividades especialmente aconselhadas no combate à celulite, porque trabalham toda a musculatura de forma harmoniosa, além de massagear os tecidos.
- Caso prefira algum outro exercício, escolha um de menor impacto, mais moderado e sem movimentos bruscos, para não agredir os tecidos. Substitua, por exemplo, a corrida pela caminhada.
- Sempre que puder, coloque as pernas para o alto, flexione e estenda os dedos dos pés, faça rotação externa, interna, flexão e extensão dos tornozelos, para facilitar o retorno venoso.
- Quando ficar muito tempo em pé ou sentada, descanse um pouco com as pernas para cima.
- Prefira as peças folgadas e confortáveis. Não use cintas redutoras, que dificultam a circulação venosa e linfática. As roupas justas também prejudicam a circulação.
- Aumente a ingestão de frutas e vegetais crus e cozidos.
- Troque frituras por assados ou cozidos.
- Evite consumir açúcar refinado.
- Evite sal em excesso: ele favorece o edema, fator importante no processo da celulite.
- Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas em geral.
- Evite cigarro: a nicotina e o alcatrão aumentam a espessura dos vasos sangüíneos, dificultando a circulação.
- Beba bastante água, para ajudar a eliminar as toxinas.
- Coma alimentos ricos em fibras (cereais integrais, frutas, verduras), a fim de melhorar seu hábito intestinal
Auxílio no combate à celulite
Atualmente existem alguns suplementos que auxiliam no combate à celulite. A seguir veremos suscintamente como tais suplementos agem em nosso organismo.
L-carnitina: tem como objetivo aumentar o consumo das gorduras, com isto auxilia na queima de gorduras nas regiões comprometidas pela celulite.
Castanha-da- índia: a castanha estimula a circulação cutânea e de retorno, auxiliando assim na eliminação de toxinas subcutâneas.
Centelha asiática: da mesma forma que a castanha-da-índia a centella asiática estimula a circulação cutânea e de retorno, auxiliando na eliminação de toxinas subcutâneas.
Ginkgo biloba: o ginkgo atua ativando a microcirculação, aumentando a perfusão de oxigênio aos tecidos.
Cosméticos que auxiliam no combate à celulite:
Por meio do resgate de substâncias milenares, como a castanha- da- índia, o ginseng, o ginkgo biloba, a centella asiática, e a ajuda da tecnologia, a indústria cosmética lança a cada dia produtos mais eficazes. Os cosméticos anticelulíticos são complementos fundamentais na guerra contra à celulite.
De acordo com cosmetólogos e esteticistas, os anticelulíticos atuam sobre as disfunções do tecido conjuntivo. Suas formulações devem conter ativos para realizar três tarefas básicas: a lipólise, a drenagem e a reestruturação dos tecidos.
1. Na lipólise, os ativos estimulam enzimas a reduzir a reserva de gordura. Nesta nova categoria de ativos estão a cafeína e a teofilina – extraídas do café, chá, guaraná, cacau e mate – que degradam as gorduras e diminuem o volume corporal.
2. Na drenagem, os ativos facilitam a reabsorção dos líquidos intersticiais e eliminam as toxinas. Pode ser induzida pelo uso do remoduline, um descongestionante, que drena os tecidos e estimula a microcirculação e lipossomas biorrubine, com ação desinfectante e anti-edema.
3. Na reestruturação, os ativos induzem à reorganização do tecido conjuntivo através da regeneração celular do tecido danificado. Os ativos indicados são: a centella asiática, a elastina marinha, as glicoproteínas da soja e os complexos minerais.
Entre os ativos mais utilizados contra à celulite estão os silícios orgânicos, oligoelementos, os extratos vegetais, magnésio, cobalto e manganês.
Não a automedicação (boaspraticasfarmaceuticas)

Um comentário:

pggcosta disse...

Gostei muito do teu blog. Tem temas e dicas muito interessantes. Parabéns. Se puderes passa pelo meu em http://mundosaudavel.ocasiao.pt/

Beijos