7.23.2010

Entorse de tornozelo



Entorse de tornozelo - Princípios básicos

O que é? Entorse pode ser uma sobrecarga grave, estiramento ou laceração de tecidos moles como a cápsula articular, ligamentos, tendões ou músculos. Porém, esse termo é freqüentemente usado em referência específica à lesão de um ligamento, após o movimento de torção, recebendo a seguinte graduação:

• Grau I - ligamento preservado, dor leve ligamentar e edema local.

• Grau II - frouxidão ligamentar, dor intensa, edema difuso + hematoma .

• Grau III - ruptura ligamentar parcial ou total, provável fratura por avulsão, dor intensa, instabilidade, edema difuso e hematoma .

O que provoca?
Os ligamentos frouxos no tornozelo, os músculos fracos, as lesões dos nervos da perna, certos tipos de calçado (como os sapatos de salto alto e estreito) e certas maneiras de caminhar, tendem a provocar a rotação do pé para dentro ou fora. As lesões do tornozelo são causadas por uma súbita aplicação de força que exceda a resistência dos ligamentos, rodando o pé em inversão ou eversão.

Em virtude de sua alta incidência as lesões ligamentares do tornozelo assumem a cada dia maior importância na prática clínica, trazendo incapacidade imediata e tardia. Uma recente pesquisa realizada alcançou a taxa de ocorrência de 1 a cada 10.000 indivíduos por dia.

Apesar de tudo, seu diagnóstico e tratamento continuam sendo conduzidos com indeferença por pacientes e profissionais da saúde.
É extremamente errado acreditar que quando ocorre uma entorse do tornozelo, o mesmo jamais terá sua condição normalizada.
Outro mito é que na eminência de uma lesão acredita-se que a recuperação de uma fractura de tornozelo tem um prognóstico mais positivo que uma entorse de tornozelo. Quando a reabilitação é feita de maneira eficaz entorses leves e moderadas têm óptimo prognóstico, sendo de fundamental importância o trabalho de propriocepção, fortalecimento e terapia manual.

O diagnóstico na maioria dos casos é realizado através de testes clínicos e exames complementares por imagem, tendo a ressonância nuclear magnética como exame mais realizado e serve principalmente para visualizar os tecidos moles (ligamentos) e uma possível lesão óssea, que pode retardar a reabilitação já que é uma complicação que necessita de um certo tempo para absorção do próprio organismo.

Em 90% dos casos de entorse de tornozelo acomete os ligamentos da região lateral do pé causada por uma força excessiva em inversão (“virar o pé para dentro”). Em outras o acometimento da parte interna fica por conta do movimento contrário (eversão).

É de grande importância o tratamento ser o mais precoce possível a fim de evitar mais perda de massa muscular, retração dos tecidos, perda de mobilidade da articulação e perda de propriocepção. Medidas analgésicas e anti-inflamatórias são tomadas com a microcorrente e crioterapia(Gelo).

Como prevenir?
As pessoas cujos tornozelos torcem com facilidade podem evitar as lesões subseqüentes utilizando estabilizadores, meias elásticas para os tornozelos e colocando palmilhas nos calçados para estabilizar o pé e o tornozelo.
Além disso, fisioterapia para restabelecer o movimento, fortalecer os músculos que agem no tornozelo e melhorar o equilíbrio através de exercícios de propriocepção, treinos em terrenos irregulares (com supervisão de um profissional da área).

Qual o prazo de recuperação? Depende da gravidade da torção. Os ligamentos têm a vascularização regular e cicatrizam lentamente. O reparo é feito por tecido fibroso e colágeno. O prazo é:

• Grau I – uma a duas semanas de crioterapia (gelo), compressão, elevação, fortalecimento muscular e propriocepção (fisioterapia).

• Grau II - imobilização de três a quatro semanas. Após faz-se: crioterapia, mais fortalecimento muscular e propriocepção.

• Grau III – pode ser conservador, mas já existe indicação cirúrgica com recuperação nos dois casos de oito a 12 semanas em média.


Como tratar uma entorse em casa

RGCE significa Repouso, Gelo, Compressão e Elevação.

Repouso - Nada de peso sobre o tornozelo durante as primeiras 24 horas após a lesão, ou talvez mais, consoante a gravidade da mesma. Se precisar de se movimentar, faça-o usando uma bengala ou muletas.
Gelo - O gelo deve ser aplicado sobre a lesão durante vinte minutos, a cada quatro ou seis horas, durante os primeiros dias.
Deve continuar as aplicações de gelo até diminuição da dor e do edema, e deve proteger a pele de lesões causadas pelo frio, embrulhando o gelo numa toalha.
Compressão - De um modo geral, o seu organismo “imobilizará” por si qualquer lesão, tornando a zona lesada tão estática quanto possível mas deve, ainda assim, aplicar pressão para diminuir o edema, por meio de uma ligadura. Se a entorse for no tornozelo, não retire imediatamente o sapato pois a compressão que este exerce pode ajudar a suster o edema até conseguir encontrar algum gelo.

Elevação - Mantenha a zona afectada numa posição elevada (acima da anca ou do coração), para ajudar a reduzir a dor e o edema, evitando a acumulação de fluidos nessa zona.

Durante as primeiras 24 horas, convem ainda evitar:

Duches e banhos quentes
Fricções quentes
Compressas quentes
Ingestão de bebidas alcoólicas

Convem ainda recordar que tratamentos com anticoagulantes podem agravar a lesão já que dificultam a coagulação sanguínea e podem agravar eventuais sangramentos no interior da articulação.

Deve procurar de imediato a ajuda de um profissional de saúde sempre que:

Exista deformação ou fractura evidente.
Não conseguir mover uma articulação lesada, ou se a dor for insuportável, passadas
2horas após ocorrência da lesão.
Logo que a dor o permita, deve ir movimentando com cuidado a articulação afectada.

Fonte: Enciclopédia

Nenhum comentário: