11.16.2010


 Escova progressiva: como ter o cabelo liso sem correr perigo

Aquele balanço em vez de tufos de cabelo na mão, brilho no lugar do look palha, couro cabeludo sadio e não queimado... O que faz uma escova progressiva dar certo e outra errado. E mais: alertamos que substâncias proibidas, como o formol e o terrível glutaral, estão sendo usadas e podem detonar seu visual e sua saúde. Garota, não se deixe enrolar!
Escova progressiva de açúcar, marroquina, de chocolate, inteligente, light... Quem não sente vontade de experimentar? A promessa de um cabelo liso de comercial de xampu, à la Jennifer Aniston ou Cleo Pires, logo ao acordar, seduz qualquer uma de nós... Ainda mais quando a tarefa de se arrumar de manhã ou para uma festa mais parece novela mexicana. Veja o que dizem nossas entrevistadas, loucas para fazer as pazes na frente do espelho:
"Tenho cabelo crespo e acordo descabelada. Antes mesmo de acender a luz, procuro uma presilha e prendo tudo; caso contrário, posso tomar um susto ao me olhar no espelho." — Monalisa Alevato, 21 anos, assistente financeira
"O único jeito de domar minha juba é lavar todos os dias." — Jennifer Lima, 21 anos, assistente de vendas
"Quando quero dar cara nova aos fios, preciso acordar uma hora mais cedo para fazer chapinha. Já estou cansada disso." — Carolina Shimoki, 24 anos, assistente administrativa
Com tantas mulheres querendo dar um ponto final à guerra contra os fios rebeldes, era de esperar que explodissem no Brasil as ofertas de tipos de escova, e contabilizamos mais de 40 variações sobre o mesmo tema. Algumas com nomes inimagináveis, como mostramos no quadro abaixo. O acesso à técnica cresceu para o bem e... para o mal. Quem nunca ouviu falar de uma amiga que experimentou e acabou quase careca? Foi o que aconteceu com uma paciente do médico tricologista Luciano Barsanti, do Instituto do Cabelo, em São Paulo. "Ela ganhou falhas violentas na cabeça depois de fazer uma progressiva. Na fórmula havia glutaral, substância tóxica que pode provocar de queda e queimaduras a pneumonia química (pois a inalação causa lesões graves no pulmão). Infelizmente, a moça não sabia que esse veneno, também chamado de glutaraldeído, é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em concentrações superiores a 0,1%. "Recebemos denúncias e estamos investigando seu uso indevido com o objetivo de alisar o cabelo, principalmente em salões do Rio de Janeiro", revela Josineire Sallum, gerente-geral de cosméticos da Anvisa. Ela conta que até na indústria há quem burle a lei e inclua o glutaral em alisante sem permissão. E quem for pego praticando esse crime considerado hediondo pode ser preso, sem direito a fiança. Não é para menos, concorda?

Bem me quer

Ficando esperta para não arriscar um fio de cabelo com os traiçoeiros formol e glutaral, você pode, sim, ser bem-sucedida em seu projeto "Quero ser lisa". Para saber o que funciona, evitando frustrações, veja o que orientam estes especialistas para cada tipo de cabelo.

Para quem quer transformar ondulados em flat

Após a regulamentação do formol, fabricantes e salões passaram a oferecer escovas progressivas feitas com substâncias menos agressivas, como aminoácidos, queratina, polivitamínicos e substâncias hidratantes (ureia, por exemplo). Nessas, a escova seguida da prancha rompe as pontes de hidrogênio que dão forma aos fios; depois, a queratina e os demais ingredientes religam essas pontes, dando o efeito liso temporário por cerca de dois a três meses. "O cabelo também ganha brilho e cara de saudável, pois os ingredientes hidratantes preenchem as falhas causadas por químicas e agressões", explica Régis Feitosa, do salão De La Lastra, em São Paulo. Ele indica esse tipo de escova para quem tem cabelo ondulado rebelde, com frizz, volume acentuado e danificado por reflexos, colorações. Régis não recomenda a técnica para quem já tem cabelo liso e virgem, pois o efeito chapado sai rapidamente.

Para deixar os cachos mais soltinhos e brilhantes

Se você leva horas para domar suas molinhas no dia a dia, pode tentar as progressivas que soltam os cachos, deixando-os mais abertos, e disciplinam o frizz. Importante: elas não deixam aquele liso chapado, apenas domam o volumão com competência. O cabeleireiro Sergginho Bianchi, do salão Centro de Beleza, em Caxias do Sul (RS), indica as que levam queratina hidrolisada combinada com ingredientes hidratantes e acidificantes para selar as cutículas. Além disso, essas revitalizam fios sensibilizados por química, que ganham maleabilidade e brilho. O efeito dura de dois a três meses.

Para ter crespos alisados para sempre
Fique esperta se oferecerem uma progressiva de queratina, aminoácidos e formol aparentemente dentro da lei (0,2%) para alisar afro e crespo. "Nesse caso, ela apenas reduz o volume. Se ficar lisinho, é sinal de que a fórmula tem ou níveis mais altos de formol ou outra substância não informada", revela Régis. Para ganhar fios como cordas de violão desde a raiz, só mesmo com as substâncias permitidas pela Anvisa: hidróxidos de sódio e de cálcio, guanidina ou tioglicolato de amônia. E mais: o cabeleireiro Willian Silva, do salão Pedro Paulo, no Rio de Janeiro, indica o alisamento definitivo (veja quadro) com tioglicolato de amônia, mesmo para coloridos e com mechas.
Nova

Nenhum comentário: