11.15.2010

saude

DIA MUNDIAL DO DIABETES

Dia Mundial do Diabetes
Doença é silenciosa e pode matar pessoas de todas as idades.

No dia 14 de novembro foi comemorado o Dia Mundial do Diabetes, uma doença que atinge crianças, jovens e adultos, e que, se não for tratada, pode levar à morte. De acordo com especialistas, o maior problema é que este é um distúrbio silencioso, ou seja, uma pessoa pode passar anos com a glicose elevada sem ao menos perceber, ou ainda, saber que tem a glicose elevada, mas, mesmo sem se tratar, viver um longo período sem nenhuma alteração na sua vida.

Para quem não sabe, esta doença faz com que o nosso corpo não consiga tirar a glicose do sangue para obter energia. Com isso, acumulamos a glicose (hiperglicemia) e o nosso organismo pode desenvolver diversos tipos de problema. Segundo a nutricionista Lílian Assis: “A diabete não tem cura, mas pode ser controlada com dieta, exercícios e acompanhamento médico regular”.

Existem dois tipos de diabetes: o genético, que já apresentamos logo que nascemos e é conhecido como diabete tipo 1; e aquele que vem com a idade, normalmente depois dos 40 anos, denominado tipo 2. Dentre as suas principais causas está a obesidade.

Confira as dicas da nutricionista:

Dicas de prevenção:

- Mantenha sempre um peso saudável;
- Não abuse de frituras, gorduras e doces;
- Coma frutas, legumes e verduras;
- Não faça intervalos grandes entre refeições (máximo 4 horas);
- Alterne refeições balanceadas com pequenos lanchinhos leves.

Dicas para tratamento dietético da diabetes:

- Dieta balanceada e equilibrada;
- Fazer de 6 a 5 refeições diárias;
- Coma frutas, legumes e verduras;
- Manter peso adequado;
- Preferir cereais integrais;
- Evitar açúcar.

Nenhum comentário: