11.15.2010

Metade dos brasileiros está acima do peso, diz OCDE

Nos emergentes, só México tem proporcionalmente mais gente com sobrepeso

Homem com sobrepeso (Stockbyte/Thinkstock)
"A má alimentação e a falta de exercícios físicos são os principais fatores para o ganho de peso"
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lançou uma advertência aos países emergentes nesta quarta-feira, em Paris, acerca do avanço da obesidade nessas nações - entre elas o Brasil. Segundo estudo realizado pela instituição, metade dos brasileiros enfrenta problemas com a obesidade ou o sobrepeso. O índice é igual ao de Rússia e África do Sul e superior ao de China e Índia. Nessa lista, o Brasil fica atrás apenas do México, onde o problema atinge 70% da população.
Em uma série de artigos publicados na revista britânica especilizada The Lancet, a OCDE mostrou que, nos seis países em desenvolvimento analisados, a má alimentação e a falta de exercícios físicos são os principais fatores para o ganho de peso. Os autores do estudo apresentam ainda medidas que podem ajudar a reduzir o problema e a prevenir o aparecimento de doenças crônicas ligadas à obesidade. Entre as sugestões, estão regras que limitem a publicidade de alimentos e campanhas massivas para promover atividades físicas, além uma taxação mais elevada do álcool e do tabaco.
No Brasil, a implementação das medidas teria um custo anual de 2,89 dólares (cerca de 5 reais) por pessoa - como o país tem aproximadamente 191 milhões de habitantes, a despesa total para os cofres públicos giraria em torno de 955 milhões de reais. Apesar do custo elevado, o investimento em prevenção seria compensado pela queda nas despesas com tratamentos de doenças ligadas à obesidade, como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares. Para os autores, essas medidas poderiam ser rentáveis no prazo de quinze anos.
(Com Agência Estado)

Nenhum comentário: