11.19.2010

MAÇÃ: O PECADO QUE FAZ BEM

Maçã: o pecado que faz bem
Conheça os benefícios dessa fruta.

Apesar de ter sido culpada por tirar Adão e Eva do paraíso e por ter envenenado Branca de Neve no conto de fadas, a maçã está longe de ser uma fruta perigosa. Muito pelo contrário. Rica em fibras e vitaminas B1 e B2, ela possui nutrientes que ajudam a reduzir o colesterol e a retardar o envelhecimento. Além disso, também é rica em ferro e fósforo.
Uma maçã inteira tem 1,5 gramas de fibras, uma quantidade considerável. O ideal é que se consuma pelo menos uma ao dia, dizem os especialistas. Meia xícara de arroz integral, por exemplo, tem cerca de 1,7 gramas de fibras e uma fatia de pão integral, em torno de 1,9.
Ou seja, a maçã é tão rica quanto os alimentos mais comuns recomendados pelos nutricionistas para uma dieta saudável. E pensa que seus benefícios acabam por aí? Nada disso. 100 gramas da fruta possui apenas 55 calorias!
Para aproveitar melhor os nutrientes e acelerar o funcionamento de um intestino preguiçoso, é preferível consumi-la com casca e tudo. Pois, é na casca que estão concentradas a maior parte das fibras, inclusive a pectina, que ajuda a reduzir o colesterol no sangue.
De acordo com pesquisas realizadas por especialistas, a fruta é a campeã em concentração de flavonóides e polifenóis, substâncias antioxidantes que retardam o envelhecimento das células. Além de ser uma ótima opção para o lanche da tarde, pode ser consumida de várias maneiras: batida com leite; misturada à salada; em forma de purê ou suco. Como sobremesa, fica ótima em calda, como recheio de torta ou na já tradicional salada de frutas.
Outra dica muito boa leva em consideração a consistência da fruta. Mais durinha e resistente que outras, é uma boa pedida para levar de lanche dentro da bolsa.

Nenhum comentário: