11.16.2010

Príncipe William marca casamento com namorada Kate Middleton

Príncipe William marca casamento com namorada Kate Middleton
Príncipe William marca casamento com namorada Kate Middleton
O príncipe britânico William vai se casar com a namorada Kate Middleton no próximo ano, informou o Palácio de Buckingham nesta terça-feira, pondo fim a meses de especulações sobre os planos de casamento do casal de longa data. William, de 28 anos, é o filho mais velho do príncipe Charles - herdeiro do trono britânico - e da falecida princesa Diana. Ele e Kate Middleton, também de 28 anos e filha de empresários, se conheceram enquanto estavam na universidade.
O casal ficou noivo quando passava as férias no Quênia, no mês passado.
"O príncipe de Gales está muito contente por anunciar o noivado do príncipe William e a senhorita Catherine Middleton", disse o gabinete de Charles em comunicado.
"O casamento será realizado na primavera ou no verão de 2011, em Londres. Mais detalhes sobre o dia do casamento serão anunciados no tempo devido."
Segundo o comunicado, William informou à rainha Elizabeth e também pediu a permissão do pai de Kate. A rainha e o avô de William, príncipe Philip, disseram ter ficado encantados com a notícia.
Uma reunião do primeiro-ministro David Cameron com seu gabinete foi interrompida por um telefonema do palácio para anunciar o casamento.
"O primeiro-ministro está encantado com a notícia e expressou que deseja o melhor para o feliz casal", disse um porta-voz de Cameron.
Atualmente William está servindo como piloto de helicóptero em operações de busca e resgate da Força Aérea Real. Ele conheceu a futura mulher quando os dois dividiam uma casa no tempo em que eram universitários, na Escócia, em 2001.
O casal se separou em 2007 porque, segundo os jornais, Kate estava cansada de esperar que William a pedisse em casamento, mas logo depois reatou. Os tablóides britânicos apelidaram a moça de "waity Katie" (Katie sempre à espera).
William havia dito que não pretendia casar-se antes dos 28 anos, idade que completou em junho.
Depois do casamento, o casal vai morar em Gales do Norte para que o príncipe possa continuar servindo na Força Aérea.
O noivado já era previsto e havia meses se dizia que o anúncio do casamento era iminente.
 Reuters Brasil
O príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono britânico, e sua noiva Kate Middleton se casarão entre março e setembro do próximo ano em Londres, após oito anos de namoro. Em um comparecimento diante da imprensa, o príncipe explicou nesta terça-feira que deu a sua noiva o anel de compromisso da princesa Diana porque "é uma maneira de garantir que minha mãe não perca o dia de hoje e toda a emoção".
O príncipe William declarou que tanto ele como sua noiva estão "muito felizes" com a perspectiva do casamento.
Kate Middleton, que usava o anel de safiras e diamantes, afirmou que a ideia de fazer parte da Família Real britânica é algo que "intimida", mas confiou que estará à altura das circunstâncias.
O anúncio foi feito em primeiro lugar pela Clarence House, residência e escritório oficial do príncipe Charles de Gales, herdeiro da Coroa britânica e pai do noivo, em comunicado no qual assinalou que William "informou à Rainha e a outros membros de sua família", mas não deu mais detalhes sobre o casamento do ano.
Posteriormente, e após o comparecimento perante os meios de comunicação, a rede "BBC" entrevistou os noivos e o príncipe William falou sobre o anel de compromisso: "pensei que seria lindo porque obviamente minha mãe não vai estar aqui para compartilhar toda esta diversão e emoção, e esta foi minha maneira de mantê-la perto de tudo o que está acontecendo".
O casal disse estar "feliz e esperançoso", e confessou que poder compartilhar a notícia foi "um alívio".
"Estamos muito felizes. Foi um alívio e é muito agradável poder compartilhá-lo com todo o mundo", disse o príncipe.
A esse respeito, William revelou que foi "bastante difícil" manter o segredo, "especialmente durante as últimas duas ou três semanas".
William e Kate, ambos de 28 anos, ficaram noivos oficialmente em outubro durante as férias no Quênia. O príncipe pediu a bênção de sua avó, a rainha Elizabeth II, para se casar, e também pediu formalmente a mão da noiva a seu pai, Michael Middleton.
O casal viverá no norte de Gales, onde o príncipe serve em uma unidade da Real Força Aérea do Reino Unido (RAF) após se formar como piloto de resgate em setembro.
Após a notícia do casamento ser divulgada, Elizabeth II se declarou "muito feliz", enquanto o príncipe Charles disse que estava "obviamente emocionado".
"Praticaram durante muito tempo", acrescentou, em tom de brincadeira, o herdeiro do trono britânico.
O primeiro-ministro, David Cameron, disse por sua parte que o anúncio do acontecimento marcava "um grande dia" para a Grã-Bretanha e desejou o melhor aos noivos, enquanto o líder da oposição, Ed Miliband, assinalou que "todo o país deseja felicidade".
Os pais da noiva, Michael e Carole Middleton, afirmaram que estavam "muito felizes e emocionados" com a notícia.
"Formam um casal encantador e são uma companhia muito agradável", manifestou o pai de Kate.
William, primogênito do príncipe Charles e da falecida Diana de Gales, conheceu a noiva em 2001, quando os dois estudavam história da arte - embora depois ele tenha mudado para Geografia - na universidade de Saint Andrews (Escócia), onde moraram juntos por quatro anos.
A relação se tornou pública em 2005 - ano em que se formaram em Saint Andrews -, quando foram fotografados juntos nas pistas suíças de esqui de Klosters.
Em 2007, desgastados pela pressão midiática, o casal rompeu durante alguns meses, em parte porque, segundo os jornais, William queria desfrutar de sua vida de solteiro enquanto cursava carreira militar.
Em 2008, Kate voltou a ser vista com frequência em atos oficiais, incluindo a posse do príncipe com a Ordem da Jarreteira, uma alta condecoração medieval que os membros da realeza recebem.
Nos últimos tempos aumentaram os boatos de que o casal se casaria durante os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, no entanto, as núpcias serão celebradas antes: no ano em que os pais de William, Charles e Diana, fariam 30 anos de casados.
Com este casamento, Kate Middleton - apelidada ultimamente pela imprensa "waity Katie" (paciente Katie) -, que é de classe média alta, entrará para a lista de mulheres sem sangue azul que se casaram com príncipes britânicos, entre elas Sophie Rhys-Jones, esposa do príncipe Edward (filho mais novo de Philip de Edimburgo e Elizabeth II), e Sarah Ferguson, ex-mulher do príncipe André.

Nenhum comentário: