11.15.2010


Odontologia estética: clareamento dentário tem riscos

"Eu queria dente de Barbie", diz a modelo Caroline Bittencourt, 28. Há três anos, ela se submeteu a um clareamento dental a laser.
Nas próximas semanas, a atual repórter do programa "Amaury Jr" pretende repetir o procedimento: "Melhora a autoestima", afirma.
Encanado com seu sorriso "amarelo", André Vasco, apresentador de "Qual é o Seu Talento?", do SBT, correu à cadeira do dentista pela primeira vez no ano passado. Mas diz que o desconforto é tanto que demora a voltar.
"Sinto muita dor depois do clareamento, quando tomo água gelada, até com a vibração do celular."

Folhapress
O apresentador de TV André Vasco e a modelo e apresentadora Caroline Bittencourt
O apresentador de TV André Vasco e a modelo e apresentadora Caroline Bittencourt
DENTE DE FLÁVIA
O dentista Marcelo Kyrillos, que diz já ter tratado pacientes como as atrizes Regina Duarte e Daniele Suzuki, diz que é comum ser procurado por quem quer ter sorriso igual ao de ator de novela.
"Muita gente chega com a foto do dente da (atriz) Flávia Alessandra e diz que quer aquele sorriso."
Na clínica de Kyrillos, um clareamento de tipo caseiro não sai por menos de R$ 2.000 (dura cerca de 18 meses). A própria atriz Flávia Alessandra é sua cliente.
Por "clareamento caseiro" entenda-se procedimento supervisionado pelo odontologista, em que o paciente recebe uma moldeira de silicone feita a partir de sua arcada.
O dentista prescreve certa quantidade de gel com peróxido clareador e a pessoa o aplica na moldeira, usada quatro horas diárias por mais ou menos duas semanas.
Já o clareamento de consultório, feito em uma sessão, aproveita o laser ou a luz de LED para acelerar a reação do clareador sobre o dente.
A busca por clareamento cresce na ordem de 30% ao ano no país, dizem os profissionais. "Virou o carro-chefe dos consultórios estéticos", segundo Mauro Piragibe Junior, da Associação Brasileira de Odontologia.
Ele observa uma certa "fissura pelo branco" em muitos de seus pacientes. "Posso garantir o clareamento, mas nunca o branqueamento."

Editoria de Arte/Folhapress

BRANCO-GELADEIRA
O exagero na busca do branco é perigoso, lembra Marcia Valera, professora de odontologia da Unesp. "O peróxido é tóxico. Se entra em contato com a gengiva, causa inflamação", afirma.
"É comum paciente pedir o "branco geladeira", afirma Fábio Bibancos, conhecido por já ter lapidado os sorrisos de gente como Marcello Antony, Marco Ricca e Ana Paula Arósio.
"O paciente pode exagerar na dose e engolir o gel, e não sabemos se existe efeito colateral depois de anos", diz.
Segundo Kyrillos, o risco só existe se o paciente abusar na hora de aplicar o gel na moldeira, o que pode fazer com que o produto transborde para a gengiva e seja engolido. "O excesso não clareia mais, só machuca."
Marcelo Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, dá um conselho para quem busca o procedimento: olhe-se no espelho, antes.
"Muita gente quer clarear, mas o alinhamento dos dentes é ruim ou as gengivas são aparentes. O clareamento ilumina o problema."

Editoria de Arte/Folhapress

3 comentários:

branqueamento dentário disse...

Eu realmente gostei do seu exame sobre a questão. Agora eu tenho uma idéia clara sobre o que este assunto tem tudo a ver. Muito obrigado.

branqueamento dentário

branqueamento dentário disse...

Saudações ... Obrigado pelas dicas que você fornecer para nós. Eu aprendi muito sobre este artigo especialmente sobre as diferentes informações sobre como salvar um saber de dinheiro. manter o bom trabalho ... tem necessidade de

branqueamento dentário

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Obrigado e boa sorte para vc.