1.11.2011

13 segredos para se manter sempre jovem

Seu estilo de vida pode fazer você viver mais. Responda as perguntas e descubra se está fazendo a coisa certa para frear a passagem do tempo


mulher de chapeu na praia

 
1. Quantas horas por semana você malha?

O IDEAL: Três, no mínimo.

O PORQUÊ: Fazer exercícios ajuda a reduzir os danos provocados pelos radicais livres, que afetam diretamente os telômeros, estruturas de DNA que têm a finalidade de proteger os cromossomos do desgaste pelo envelhecimento. Quanto mais longas essas estruturas, melhor. Só que os telômeros vão encurtando com o tempo, e o corpo entra em declínio físico. Um estudo com gêmeos feito pela Saarland University Clinic, em Hamburgo, na Alemanha, mostrou que os indivíduos ativos tinham telômeros mais longos do que os dos irmãos sedentários – biologicamente, eram até nove anos mais jovens!

2. Qual é o seu Índice de Massa Corporal (IMC)?

O IDEAL: Entre 19 e 25 (divida seu peso pela sua altura ao quadrado).

O PORQUÊ: Por exemplo, se você pesa 60 quilos e mede 1,65 metro, seu IMC é 22 (60/1,65 x 1,65 = 22). Quanto mais acima ele estiver do índice considerado ideal, maiores os riscos de diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares. Embora o cálculo seja o mais usado para aferir o peso saudável, gera controvérsias, pois não leva em conta quanto da massa é músculo e quanto é gordura.

3. Qual é a sua pressão arterial?
O IDEAL: 12 por 8.

O PORQUÊ: Se fugir dos índices considerados seguros, a pressão alta prejudica principalmente coração, rins e cérebro. Mas nem sempre que ela sobe o corpo manifesta algum sintoma, ou seja, o ideal é fazer medições periódicas e, claro, adotar atitudes para mantê-la saudável. Malhar e maneirar no sal são duas. Relaxar e aproveitar a vida ao lado de quem você gosta também conta. Um estudo da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, mostrou que o toque carinhoso, um abraço, por exemplo, aumenta os glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis por transportar oxigênio para os tecidos e renovar a energia do corpo.

4. Quantas vezes por semana você come peixe?

O IDEAL: Três vezes.

O PORQUÊ: Peixes de águas frias e profundas, como salmão, atum, sardinha, arenque e cavala, são ótimas fontes de ômega 3, gordura boa que funciona como uma espécie de freio para a decadência física e mental. Uma pesquisa da holandesa Wageningen University, com 22 mil voluntários, associou
o consumo de peixes que contêm ômega 3 a um baixo risco de doenças cardiovasculares. Jovem demais para se preocupar com isso? Não é, não. Fique sabendo que a maneira como você se alimenta hoje pode afetar seu coração num espaço de tempo entre dez e 30 anos.
5. Quanto de fibra você consome por dia?

O IDEAL: De 20 a 30 gramas.

O PORQUÊ: As fibras são essenciais porque previnem doenças do aparelho digestivo, combatem o colesterol e fazem uma verdadeira faxina no organismo, eliminando toxinas e ajudando o intestino a funcionar. Importantíssimo: dão um help no emagrecimento, já que espantam a fome. De acordo com o médico americano Michael Roizen, autor de Você, Manual do Proprietário (Editora Campus), quem ingere 25 gramas de fibras por dia pode ser três anos mais jovem biologicamente do que uma pessoa que come a metade disso. Onde encontrá-las? Principalmente em frutas, hortaliças e cereais integrais.

6. Você costuma tomar suco de laranja?

O IDEAL: Sim, um copo por dia.

O PORQUÊ: A vitamina C da fruta participa de várias reações químicas que levam à formação do colágeno, essencial para a sustentação da pele. Um estudo com mulheres, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, comprovou a relação entre altas doses do nutriente, menos rugas e boa hidratação cutânea. Isso sem falar que a vitamina reforça as defesas do organismo. De acordo com a nutricionista Joselaine Stürmer, de Porto Alegre, a acerola e a goiaba são ainda mais ricas em vitamina C. “No entanto, a laranja é mais prática para o consumo diário, por isso a recomendação pelos especialistas”, explica. Para um copo de suco, são necessárias três ou quatro unidades da fruta, o que soma a quantidade diária de vitamina C indicada para driblar o envelhecimento.

 7. Com que frequência você hidrata a pele do rosto?
O IDEAL: 365 dias por ano.

O PORQUÊ: Uma pesquisa recentemente publicada no British Journal of Dermatology, uma das principais revistas científicas da área de dermatologia, defende que aplicar diariamente um creme de boa qualidade pode fazer mais pela sua pele do que cosméticos anti-idade. Isso porque o segredo da juventude é a hidratação. Manter a umidade da camada superficial da pele previne a perda de água, que é o gatilho para a degradação do colágeno e da elastina, fibras responsáveis pela firmeza e pela elasticidade cutânea. A recente descoberta das aquaporinas (canais de irrigação da pele formados por proteínas que atravessam a membrana celular e permitem a entrada e a saída de água) promete revolucionar os tratamentos e prolongar a beleza livre de rugas e ressecamento, pois a indústria cosmética já fabrica cremes com as proteínas sintéticas.

8. Como está o seu colesterol?
O IDEAL: Abaixo de 200 miligramas por decilitro (mg/dl).

O PORQUÊ: Sem colesterol, o corpo não fabricaria hormônios. Portanto, essa substância só pode ser encarada como vilã de infarto e derrame se estiver acima do valor ideal. Para mantê-lo no lugar, consuma fibras solúveis (aveia, feijão, maçã e frutas cítricas), azeite de oliva extravirgem (que, ainda por cima, aumenta o HDL, o colesterol bom) e abacate (rico também em gordura monoinsaturada, que age como antioxidante e afasta o LDL, a versão ruim do colesterol).

9. Você fuma?
O IDEAL: Não.

O PORQUÊ: Sabe qual é o retorno pelo prazer momentâneo de algumas tragadas?  Rugas! O National Institute on Aging, instituição científica americana que estuda o envelhecimento, alerta que a nicotina contrai os vasos sanguíneos, privando a pele de oxigênio e de nutrientes essenciais à manutenção da elastina. Além disso, a ciência comprovou uma antiga suspeita: a de que o fumo ativa uma enzima que simplesmente detona o colágeno. Fora que o cigarro corta anos da sua vida porque predispõe seu corpo a diversas doenças.

10. Quantas vezes por semana você faz sexo?

O IDEAL: Três vezes (ou mais).

O PORQUÊ: A maioria dos estudos sobre sexo e saúde relaciona transas regulares com a ativação dos hormônios do bem-estar e o reforço do sistema imunológico. Pesquisas da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, e da Queens University, na Irlanda, só para citar duas, sugerem que colocar o sexo na agenda é o melhor remédio contra gripe e resfriado, além de afastar o risco de doenças do coração e até de alguns tipos de câncer. E ainda reduz as rugas! Foi o que revelou um levantamento feito com 3.500 mulheres e homens: os que aparentavam ser entre 7 e 12 anos mais jovens do que na verdade eram relataram transar, no mínimo, três vezes por semana. Os estudiosos atribuem o efeito rejuvenescedor às endorfinas liberadas durante o orgasmo. Essas substâncias, que agem como um analgésico natural, ajudam a espantar o stress, melhorar o sono e aliviar dores crônicas.

11. Qual é a sua medida abdominal?

O IDEAL: Menos de 80.
O PORQUÊ: Não é só o IMC que importa. O local onde a gordura se acumula também. Se ela teima em se concentrar na barriga,  você fica mais sujeita aos males relacionados à obesidade. Meça a circunferência do abdômen colocando a fita métrica abaixo da linha do umbigo. A medida se aproxima do limite? Diminua as porções das refeições principais, faça pequenos lanches entre elas, mastigue devagar e coma mais frutas, verduras e grãos integrais.

12. Quantas horas você dorme por noite?

O IDEAL: De 7 a 9.
O PORQUÊ: A necessidade de sono varia de uma pessoa para outra e mais importante do que o
tempo de descanso é o efeito dele. Ou seja, se você acorda cansada ou fica sonolenta o dia seguinte mesmo depois de horas de repouso. O sono profundo restaura o corpo, mantém os órgãos funcionando bem e libera os hormônios melatonina e GH, que têm propriedades antienvelhecimento e de manutenção das massas ósseas e muscular. Daí a relação entre dormir bem, exibir uma pele viçosa e melhorar o desempenho físico.

13. Quantos drinques você bebe por dia?

O IDEAL: Um.

O PORQUÊ: Há muito se sabe que um cálice de vinho por dia é suciciente para barrar in amações e relaxar as artérias, protegendo, assim, o coração e o cérebro. Isso graças aos avonoides, substâncias capazes de dar um chega para lá nos radicais livres e que estão presentes também na... cerveja. Ou seja, se preferir, você pode ficar com uma tulipa de chope ou uma latinha de cerveja. Mas o Instituto Nacional para a Pesquisa do Câncer, nos Estados Unidos, alerta: ultrapassar a dose indicada predispõe você a doenças hepáticas e cardiovasculares e a vários tipos de tumor, incluindo o na mama, se você tiver antecedentes genéticos.


Nenhum comentário: