1.11.2011

CIRURGIA BARIÁTRICA: AS MULHERES SÃO AS MAIS BENEFICIADAS

Cirurgia bariátrica: as mulheres são as mais beneficiadas
Pesquisa revela que a cirurgia melhora a função urinária feminina e piora a disfunção erétil.


Um estudo realizado pela Universidade de Austin, na Austrália, avaliou os efeitos da banda gástrica nas funções urinária e sexual dos pacientes. As pesquisas revelaram que as mulheres são as mais beneficiadas pelo procedimento, já que apresentam melhora na função urinária e de qualidade de vida. Enquanto isso, os homens que já sofrem com problema erétil têm uma piora no quadro pós-cirurgico.

Para chegar a tal conclusão, foi preciso contar com a participação de 176 pacientes, sendo 142 mulheres e 36 homens. Antes da cirurgia, 65% das mulheres e 24% dos homens apresentavam algum problema de incontinência urinária, enquanto 83% dos homens tinham algum grau de disfunção erétil, problemas comuns em pacientes obesos.

“O resultado do estudo é positivo, pois, além de auxiliar no emagrecimento e diminuir a mortalidade cardiovascular, a cirurgia apresenta um benefício adicional para os pacientes operados, principalmente as mulheres”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Dr. Ricardo Cohen.

Sobre a piora da disfunção erétil, o especialista dá uma esperança aos pacientes: “Os pesquisadores estavam ansiosos por esse estudo, pois são problemas recorrentes em pacientes obesos. Com relação ao declínio da função erétil, o estudo analisou os resultados de curto prazo. A cirurgia causa uma grande alteração hormonal, então é provável que este quadro melhore ao longo do tempo”.

Vale ressaltar que a incontinência urinária é comum em pacientes obesos, em especial entre as mulheres, pois com o alto índice de massa corporal, há um aumento da pressão intra-abdominal, que comprime a bexiga. As mulheres que participaram do estudo tinham, em média, 118 kgs antes da cirurgia e os homens 146 kgs. A perda de peso foi similar para ambos os sexos, com média de 23 kgs para as mulheres e um pouco menos de 23kgs para os homens.


Sobre a cirurgia

A banda gástrica consiste na colocação de uma prótese de silicone em forma de anel na parte superior do estômago, com o objetivo de provocar uma segmentação gástrica e criar um reservatório pequeno de alimento, com cerca de 20 a 30 ml. A ingestão de alimentos sólidos preenche rapidamente o pequeno espaço, garantindo ao paciente uma sensação de saciedade. O grau de estreitamento do estômago pode ser ajustável no pós-operatório com a aplicação de soro fisiológico por meio de uma punção no reservatório da banda, que fica localizado embaixo da pele do paciente. Assim, o estreitamento do estômago pode ser ampliado ou reduzido, de acordo com a indicação médica.

“No geral, depois de três anos, 10% dos pacientes começam a engordar novamente, por não adotar um novo estilo de vida saudável. O paciente necessita de um acompanhamento contínuo porque a mudança na dieta e nos hábitos de vida, necessários após a operação, é o que garante a saúde do paciente e o sucesso na eliminação de quilos”, ressalta o presidente da SBCBM.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade já atinge mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, pelo menos 3,5 milhões de pessoas estão em estado de obesidade mórbida, ou seja, estão com pelo menos 40 quilos acima do peso corporal ideal.

Nenhum comentário: