1.12.2011

TRAGEDIA DA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO- MORTOS JÁ SÃO MAIS DE 350




Teresópolis destruída
< * Tragédia mata mais de 100 pessoas e deixa município da Região Serrana em estado de calamidade públicaTragédia mata mais de 100 pessoas e deixa município da Região Serrana em estado de calamidade públicaTragédia mata mais de 100 pessoas e deixa município da Região Serrana em estado de calamidade públicaTragédia mata mais de 100 pessoas e deixa município da Região Serrana em estado de calamidade públicaTragédia mata mais de 100 pessoas e deixa município da Região Serrana em estado de calamidade públicaTragédia mata mais de 100 pessoas e deixa município da Região Serrana em estado de calamidade públicaTragédia mata mais de 100 pessoas e deixa município da Região Serrana em estado de calamidade públicaTragédia mata mais de 100 pessoas e deixa município da Região Serrana em estado de calamidade públicaTragédia mata mais de 100 pessoas e deixa município da Região Serrana em estado de calamidade públicaTragédia mata mais de 100 pessoas e deixa município da Região Serrana em estado de calamidade públicaTragédia mata mais de 100 pessoas e deixa município da Região Serrana em estado de calamidade pública >
< Tragédia mata mais de 100 pessoas e deixa município da Região Serrana em estado de calamidade pública >

Tragédia mata mais de 100 pessoas e deixa município da Região Serrana em estado de calamidade pública

Foto: Roberto Ferreira / Agência O Dia

Mau tempo provoca dezenas de mortos no Estado do Rio de Janeiro

RIO - Após viver horas de caos com as chuvas da noite de terça e da madrugada de quarta, a Região Serrana está recebendo doações da sociedade. O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, faz um apelo para que a população doe sangue. De acordo com o órgão, o hemocentro necessita enviar 300 bolsas de sangue para a região serrana, principalmente para Teresópolis, Petrópolis e Friburgo, locais atingidos pelas fortes chuvas.

A partir desta quinta-feira, todos os batalhões da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro serão centros de recepção de doações para as vitimas das enchentes que acometeram a Região Serrana. Os comandantes dos batalhões recomendam que sejam doados água mineral, alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal. Todo o material arrecadado será posteriormente encaminhado ao 12º BPM (Niterói), de onde será enviado para as áreas afetadas.

O prefeito de Teresópolis, Jorge Mário Sedlaceq, pede à população fluminense que faça doações de roupas, cobertores, materias de limpeza e higiene para os desabrigados e desalojados. Ele, que decretou estado de calamidade pública, afirma que a cidade deve necessitar de R$ 100 milhões para conseguir reparar os estragos. Parte dos moradores continua sem luz e a comunicação está prejudicada:

- É, sem dúvida, a maior tragédia de Teresópolis.

Já foram registrados mais de 110 mortos em toda a Região Serrana, e o número tende a subir ainda mais, de acordo com as informações das prefeituras.

O governo federal vai mobilizar equipes dos ministérios da Integração Nacional, da Saúde, do Desenvolvimento Social, do Meio Ambiente e da Defesa para socorrer as cidades do Rio atingidas pelas fortes chuvas, segundo o senador eleito Lindberg Faria (PT-RJ), que se reuniu nesta quarta-feira com o ministro da Casa Civil, Antônio Palocci. Lindberg disse que a presidente Dilma Rousseff falou por telefone com o governador Sérgio Cabral para prestar solidariedade e apoio ao estado. Palocci também falou com Cabral por telefone.

- O ministro me disse que o governo vai se comprometer com o que for necessário e vai mobilizar os ministérios - afirmou Lindberg, ao deixar o Palácio do Planalto.

Ainda nesta quarta-feira, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, embarca para o Rio e deve sobrevoar a região atingida. Segundo Lindberg, Palocci falou por telefone com Bezerra e passou a ordem da presidente para ele ir ao Rio.

- O governo está montando uma equipe articulada com o governo do Rio para ajudar no que for preciso - disse Lindberg, acrescentando que as informações vindas da região são de uma grande tragédia na região serrana do estado.

Saiba como colaborar
A Prefeitura de Teresópolis informou que está recebendo doações de alimentos não perecíveis, água, roupas e cobertores para os desabrigados das chuvas. Os donativos podem ser entregues no Ginásio Pedrão, na Rua Tenente Luiz Meirelles 211, Centro. Informações podem ser obtidas pelo 199 da Defesa Civil.

O Ginásio Pedrão, que tem capacidade para 200 pessoas, e um galpão na Rua Tamoio, no bairro do Meudon, com espaço para 400 pessoas, foram destinados pela prefeitura para receber os desabrigados. As escolas dos bairros atingidos também acolherão as vítimas.

O Hemorio, que que distribui sangue para cerca de 180 unidades públicas de saúde, está com uma equipe de plantão para que todo o sangue doado seja processado e enviado o mais urgente possível. Para ser um candidato à doação, o voluntário deve ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e trazer um documento oficial de identidade com foto.

O hemocentro fica na Rua Frei Caneca, 08 - Centro, e funciona das 7h às 18h, todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Mais informações podem ser obtidas através do Disque-Sangue ( 0800-282 0708 ), que esclarece dúvidas e agenda o horário de doação no Hemorio com hora marcada.

O Grupo Pão de Açúcar montou postos de coleta em todas as 100 lojas das redes Pão de Açúcar, ABC CompreBem, Sendas, Extra Supermercado e Hipermercados e Assaí em todo o estado para que os clientes possam cooperar com doações de alimentos não perecíveis, roupas e cobertores. A ação acontece até o dia 26 de janeiro. Todo material arrecadado será levado às regiões afetadas por meio do sistema logístico do Grupo.

De acordo com informações da Concer, as praças de pedágio da BR-040 situadas em Duque de Caxias (km 104), Areal (km 45) e Simão Pereira (km 816), além da sede da empresa (km 110/JF, em Caxias) funcionarão a partir desta semana como postos de arrecadação de doações para os desabrigados. A Concer pede que sejam doados, preferencialmente, água mineral, produtos de higiene pessoal e de limpeza, roupas de cama, mesa e banho, além de colchonetes. Nas praças de pedágio, as doações podem ser entregues nos postos do Serviço de Informação ao Usuário da rodovia, que funcionam de segunda a segunda, 24 horas por dia.

O jogador Petkovic entrou na corrente para ajudar. O atleta abriu uma conta no Bradesco para arrecadar dinheiro para as vítimas da Região Serrana. Pelo Twitter, ele escreveu:

@Petkovic10 (Petkovic Oficial): "Pessoal, acabo de abrir uma conta para arrecadação de dinheiro para as vítimas das chuvas na Região Serrana. Espero agora que vocês ajudem, conto com isso. Banco-Bradesco Ag. 213-5 C/p. 1008425-3 Agora é a sua vez. Vamos mostrar que, quando se quer, se pode fazer de tudo. Poder humano é mais forte."

Nenhum comentário: