1.10.2011

esquisa

Antidepressivo Prozac acelera recuperação após derrame

Medicamento é eficaz na recuperação motora e em aumentar a independência de pacientes

Prozac Recuperação: a fluoxetina, da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina, é eficiente no tratamento de pacientes que tiveram derrame cerebral isquêmico (Getty Images)
Os pacientes que receberam a fluoxetina após o derrame tiveram uma recuperação significativa das funções motoras dos membros superiores e inferiores
Tomar um comprimido de Prozac - antidepressivo à base de fluoxetina - pode ajudar na recuperação logo após um acidente vascular isquêmico (falta de circulação numa área do cérebro). De acordo com uma pesquisa publicada no periódico The Lancet Neurology, o medicamento é eficiente na melhora da capacidade motora e da independência dos pacientes. Segundo a BBC britânica, esse foi o maior estudo entre a relação de inibidores seletivos de recaptação de serotonina (SSRIs, sigla em inglês) e a recuperação pós-derrame feito até hoje.
Para chegar aos resultados, a equipe de pesquisadores avaliou 118 pacientes - dos quais metade tomava apenas placebo - na França, 90 dias após terem tomado comprimidos de Prozac. Entre aqueles que receberam a fluoxetina durante os testes, foram vistos índices significativos na recuperação das funções motoras tanto dos membros superiores, quanto dos inferiores, quando comparados àqueles que ingeriram apenas placebo.
“Os efeitos positivos da droga na função motora e na recuperação dos pacientes sugerem que essa classe de inibidores seletivos de recaptação de serotonina pode ser um novo caminho no tratamento de pacientes que tiveram um derrame cerebral”, disse François Chollet, coordenador do estudo. Entre os resultados, um outro dado foi animador: os efeitos colaterais apresentados foram, em geral, baixos e raros – náusea e diarreia não foram avaliadas.

Nenhum comentário: