1.11.2011

S.O.S>>>>DENGUE

Estilo DILMA

Força-tarefa de ministérios vai combater a dengue em todo o paíS

Rio é uma das cidades em estado de alerta

Rio - O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira em entrevista coletiva as medidas em conjunto que serão tomadas pela força-tarefa formada por 13 ministérios e definida em reunião com a presidenta Dilma Rousseff na manhã desta terça. O município do Rio de Janeiro é um dos 154 em todo o país em situação de alerta. Larvas do Aedes aegypti são encontrados em 2,4% das residências na capital do estado. Já o estado do Rio é um dos 16 apontados pelo Ministério como de risco muito alto de surto de dengue.
Foto: Agência Brasil
Ministro da Saúde apresenta o plano de ação durante coletiva em Brasília | Foto: Agência Brasil
Na coletiva, o Ministério da Saúde informou que o ministro Alexandre Padilha irá se reunir com secretários de saúde dos 16 estados com risco de surto para establecer um monitoramento da doença nestes locais. Além disso, Padilha terá reuniões com empresários e gestores de planos de saúde para que os hospitais privados utlizem o protocolo de atenção ao paciente desenvolvido pelo ministério.

"A dengue cada um pode fazer alguma coisa para combater. Os governos Federal, Estadual, Muncipal, as pessoas e seus vizinhos: todos podem fazer mais", disse o ministro Alexnadre Padilha, que acrescentou que experiências municipais bem-sucedidas, como redução de IPTU de casas onde não haja focos de surgimento de larvas, podem ser popularizadas, através do intercâmbio que será feito entre as prefeituras de todo o país.
>> LEIA MAIS: Governo vai monitorar ações de combate à dengue em 16 estados de alto risco

Dos investimentos já feitos, a Saúde reforçou a compra de insumos, medicamentos e inseticidas para diminuir a incidência nos estados. Outro reforço será a criação de cartões de identificação para que pacientes possam ter seu histórico de atendimento na rede médica padronizado, evitando que um segundo médico contrarie o tratamento do primeiro, por falta de informação.
Força-tarefa de ministérios irá atuar no combate à doençA
Sobre a atuação dos demais ministérios, o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, esclareceu que a atuação será conjunta. A pasta das Cidades irá articular com companhias de saneamento e limpeza urbana para evitar proliferação de lixo nas cidades e fará articulação com parlamentares para a aprovação de projetos de sanemaneto básico.

Já o Ministério da Defesa terá papel importante em ceder militares para reforçar equipes de prevenção em cidades onde haja carência e na orientação de seus profissionais para que façam a rotina de combate à dengue tanto nos quarteis quanto em suas casas.

A Educação terá como função aumentar informações sobre o combate à dengue através de atividades escolares e do desenvolvimento do Dia Nacional de Comabte à Dengue nas escolas técnicas e universidades federais.

O Ministério da Justiça irá orientar as secretarias estaduais sobre a legalidade de entrada em residências fechadas para garantir a prevenção da doença. Além disso, a Justiça irá apoiar os municípios em ações legais de combate da dengue.

Incluem ainda a força-tarefa, pastas como a Casa Civil, os Transportes, o Turismo, a Previdência Social, o Desenvolvimento Social e o Meio Ambiente. A maioria deles terá como papel a divulgação de práticas de prevenção da doença.

Depósitos domiciliares são principais pontos de proliferação de larvas do mosquito no Sudeste
O Ministério apontou também os principais problemas geradores de larvas do mosquito da dengue nas regiões brasileiras. No Sul e no Sudeste, o Aedes aegypti se prolifera especialmente em depósitos domiciliares.

No Norte e Nordeste, a proliferação está relacionada a problemas no abastecimento de água. Já na região Centro-Oeste, há uma forte relação com o armazenamento de lixo.
 

Nenhum comentário: