1.11.2011

Descoberta unidade de produção de vinho de 6,1 mil anos

Unidade completa de produção de vinho de 6,1 mil anos atrás foi descoberta numa caverna na Armênia. Entre os objetos descobertos, estavam sementes de .... Foto: Reuters
Unidade completa de produção de vinho de 6,1 mil anos atrás foi descoberta numa caverna na Armênia
Foto: Reuters
Equipe internacional de arqueólogos anunciou nesta terça a descoberta de uma unidade completa de produção de vinho de 6,1 mil anos atrás. Ela passa a ser a mais antiga conhecida, e foi descoberta numa caverna na Armênia. Antes disso, vestígios comparáveis a esses equipamentos de produção vitícola remontavam a 5 mil anos. "Pela primeira vez, temos uma imagem arqueológica completa de um sistema de produção de 6,1 mil anos", felicitou-se Gregory Areshian, responsável pelas escavações e vice-diretor do Instituto de Arqueologia Cotsen da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.
Entre os objetos descobertos, estavam sementes de uva, restos de grãos prensados, ramos de videira atrofiados, uma prensa rudimentar, uma cuba em argila aparentemente usada para a fermentação, cacos de cerâmica impregnados de vinho, e uma taça e uma caneca para bebê-lo.
A descoberta foi realizada no mesmo sítio de cavernas onde foi encontrado, em junho de 2010, um mocassim de couro perfeitamente preservado datando de 5,5 mil anos, o que fez dele o mais velho calçado conhecido no mundo.
As cavernas ficam numa espécie de canyon situado na província armênia de Vayotz Dzor, uma região na fronteira do Irã e da Turquia. Análises químicas confirmaram a datação das instalações e de outros objetos, e a escavação foi financiada, em parte pela National Geographic Society, segundo o texto publicado na edição on-line do Journal of Archaeological Science.
Testes de radiocarbono efetuados por pesquisadores da Universidade da Califórnia confirmaram a datação.

Nenhum comentário: