2.28.2011

HPV: CURTA O CARNAVAL SEM ABRIR MÃO DA PREVENÇÃO

HPV: curta o Carnaval sem abrir mão da prevenção
Prevenção é o melhor remédio contra a doença.

O Carnaval é, com certeza, a data predileta da maioria dos brasileiros. Contudo, o clima de festa faz com que muitas pessoas se deixem levar pela emoção e se esqueçam dos cuidados básicos com a saúde. Quando se trata do uso do preservativo então, a questão se torna ainda mais séria.

Mesmo com tantas campanhas de conscientização, parece que a população insiste mesmo em apostar na sorte. Para se ter uma ideia, muitas pessoas continuam achando que a camisinha existe apenas para prevenir a Aids e espantar o perigo da gravidez, quando, na verdade, ela é essencial na prevenção de outras doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Papilomavírus Humano (HPV) é um dos principais precursores de câncer de colo do útero, o segundo tipo de câncer que mais mata as mulheres no Brasil. Também segundo o INCA, aproximadamente 80% da população feminina mundial será infectada pelo menos uma vez na vida pelo HPV.

“Nas mulheres, o HPV pode não apresentar nenhum sintoma inicial ou provocar corrimento vaginal, sintoma comum em diversas doenças. Em alguns casos, aparecem verrugas, que devem ser examinadas o mais rápido possível e tratadas, pois podem promover lesões pré-cancerosas ou câncer de colo do útero”, explica Dr. Fernando Moura, oncologista e coordenador do Centro de Oncologia viValle.

Os tratamentos variam de acordo com cada caso, e vão desde cauterização com ácido ou laser até cirurgias. “Vale lembrar que os homens também podem ser contaminados e transmitir o HPV. E a infecção nos homens também pode provocar câncer no pênis, ressalta Dr. Fernando.

Por isso, toda mulher deve fazer exames de rotina uma vez ao ano, principalmente após o início da vida sexual. “Só o acompanhamento médico pode detectar as lesões no colo do útero e que podem ser causadas pelo HPV”, conclui o médico, ressaltando que a prevenção é o melhor remédio para este mal. Portanto, use a camisinha no Carnaval e durante todo o ano!

Nenhum comentário: