3.05.2011

População só procura médico em último caso

Uma pesquisa do Ibope Mídia revela que 62% dos brasileiros só vão ao médico quando estão realmente doentes. O percentual é ainda maior entre os homens (64%). A pesquisa foi feita em nove capitais e no interior de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste, com mais de 18 mil pessoas de 18 a 64 anos, entre agosto de 2009 e julho de 2010.
"No sistema único de saúde, a pessoa só vai mesmo quando está doente. O cara não vai ficar na fila para fazer uma revisão de rotina", diz Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Já na rede particular, afirma, a proporção de pacientes que visitam o médico regularmente é maior.
A mesma pesquisa mostra que metade dos entrevistados (55% dos homens e 49% das mulheres) usa preservativos em novos relacionamentos. Para o clínico, a menor presença das campanhas contra a Aids na mídia tem levado a uma queda no número de pessoas que se protege durante as relações. "A tendência das pessoas é relaxar nessa prevenção."
Já as dietas são uma grande preocupação do brasileiro, segundo o estudo. Para 79%, é importante manter a forma física e 40% das mulheres diz estar sempre tentando perder alguns quilos, contra 29% dos homens. Os consumidores que verificam o conteúdo nutricional dos alimentos são minoria: 29% dos homens e 39% das mulheres. Produtos diet e light são preferidos por 23% dos brasileiros.
A dieta constante é um sinal de que ela não está funcionando. "Falta persistência ao brasileiro, isso é até um traço cultural", afirma Lopes.
A falta de interesse pelo conteúdo nutricional dos alimentos pode ser fruto da complicação dos rótulos. "Gorduras e açúcares poderiam ter mais destaque."
A medicina homeopática e a medicina caseira são confiáveis para 53% dos brasileiros e ainda mais (56%) entre as mulheres. "Quase 70% das doenças são simples e se curam sozinhas. O médico homeopata tem uma relação mais intensa com o paciente do que o alopata, por isso dá resultado", diz o médico. Já o chá receitado pela avó pode estimular a automedicação. "Como muitas vezes a pessoa se cura sozinha, acha que o chá funciona."

Nota boaspraticasfarmaceuticas:
 A péssima qualidade na  formação dos médicos, talvez favoreça no fato em que  a grande maioria da população  não procure médicos regularmente. Por sua vez os medicos,  infelizmente não tem tempo para para se atualizar profissionalmente e quando faz é atravez de propagandistas de laboratórios farmacêuticos  que lamçam novos medicamentos que estão ainda em fase de observação clinica de pos-comercialização tornando o paciente uma cobaia.

Nenhum comentário: