3.04.2011

ENDÍVIA: UMA DELÍCIA DE HORTALIÇA

Endívia: uma delícia de hortaliça
Renda-se ao sabor da versátil endívia.

Seja crua, refogada, cozida ou assada, ela vai bem em qualquer tipo de receita: quente, fria, salgada ou doce. O fato é que, se em países como a França, a Bélgica e a Holanda, a endívia já agrada em cheio os paladares, imagine por aqui? Para quem ainda não conhece o sabor desta hortaliça, vale à pena conferir.

Combinada com azeite de oliva, alho, queijos cremosos e até frutas variadas, a endívia dá um toque requintado tanto às saladas, quanto aos pratos principais. Além de deliciosa, ainda tem baixa caloria e é rica em cálcio, vitamina A, fibras, potássio e ferro, o que já basta para fazer dela um alimento ideal para quem pretende manter uma dieta saudável.

Mas, seus benefícios não param por aí. A endívia não contém um grama sequer de gordura saturada ou trans e também não contém glúten. Possui 1,5 g de fibra alimentar e apenas 11mg de sódio. Pesquisas afirmam que, entre outras peculiaridades, a hortaliça age na corrente sanguínea removendo o colesterol e as toxinas do sistema digestivo; tem poder antioxidante, ou seja, elimina os radicais livres; e ainda contém selênio, substância que retarda o envelhecimento das células.

Variante da chicória, sua característica marcante fica por conta das suas folhas tenras e de forma alongada, que compõem um broto amarelo claro. Sabendo disso o consumidor precisa estar atento na hora da compra. É necessário observar se ela está fresca, limpa e rígida, de cor clara e sem “machucados”. Na hora de cozinhar, a recomendação é retirar o talo para suavizar o sabor, já que esta parte da hortaliça é bastante amarga.

Dica importante: Se não quiser perder os minerais que a endívia oferece, melhor não deixá-la mergulhada na água por muito tempo. Se for fazer um prato quente, pingue algumas gotas de limão durante o preparo para manter as folhas sempre clarinhas.
suadieta 

Nenhum comentário: