3.02.2011

COMO SUPERAR A CRISE NO RELACIONAMENTO

Como superar a crise no relacionamento 
Especialista garante que a melhor saída é mesmo o bom e velho diálogo!

Quem vive ou já viveu um relacionamento sabe muito bem: crises são inevitáveis. Toda e qualquer união amorosa passa por problemas. O que muda é a capacidade com que cada casal consegue superar a questão. Contudo, de acordo com especialistas, não existe outra saída para superar uma crise no relacionamento a não ser o bom e velho diálogo.
De acordo com o psicólogo Silmar Coelho, quem não dá importância aos primeiros sinais de uma crise e não corrige o que precisa, certamente terá conflitos maiores. “Problemas aumentam de tamanho quando não confrontados. Eles são como um tanque de roupa suja, se não lavar hoje, amanhã tem mais”, afirma.
Porém, é importante que cada um respeite a posição e a maneira de lidar com a questão do outro, até porque, homens e mulheres costumam agir de maneira diferente perante um problema, principalmente em relação à vida a dois. Com isso, nem sempre é simples fazer com que o parceiro entenda o que o outro sente e, na hora da raiva, algumas pessoas perdem o controle, e consequentemente, a razão. Uma conversa sincera é importante, sem agredir ou culpar, mas sim para explicar o que se sente.
“O que acontece, muitas vezes, é que homens e mulheres não enxergam o problema de forma semelhante”, aponta ele.
Para Silmar, a exposição de sentimentos é um dos motivos de discussões mais comuns entre alguns casais, pois homens e mulheres pensam de maneiras diferentes. “O homem acha que provendo as necessidades da mulher está dizendo que a ama. Mas, para a mulher essas coisas não bastam, ela precisa ouvir o tempo todo que é amada, diferentemente do homem”, ressalta o psicólogo.
E para quem acha que é balela... O especialista afirma que o relacionamento deve ser construído com verdade. Contar o que acontece aumenta a confiança. Mas, em alguns casos, as pessoas falam mais do que o necessário, o que pode trazer problemas para a vida do casal. Um bom exemplo são informações que não vão agregar em nada a vida do outro, mas que, em contrapartida, podem provocar ciúme e briga.
“Por isso deve haver um bom senso antes de dizer algumas coisas desnecessárias. Falar ou deixar de falar deve ser analisado dentro da situação e da personalidade do parceiro. O que as pessoas precisam entender é que uma relação saudável é construída todos os dias, com pequenos gestos e atitudes de respeito e amor”,
Sua Dieta

Nenhum comentário: