3.05.2011

A medicina ortomolecular é uma forte aliada contra a obesidade

Cerca de 10% dos brasileiros sofrem de obesidade, uma doença que pode causar graves problemas de saúde, como aumento do nível de colesterol, da glicose e até danos psicológicos.

O método ortomolecular se baseia na busca pelo equilíbrio do organismo através da absorção correta de substâncias necessárias ao bom funcionamento do corpo, como vitaminas e minerais, além de realizar um processo de desitoxicação fundamental para que o corpo absorva e elimine condizentemente os produtos resultantes da alimentação.

Portanto, além de uma alimentação adequada, seria preciso também complementar esta dieta com os minerais e as vitaminas que estão fazendo falta à pessoa e equilibrar o metabolismo organico

Mas assim como em qualquer outra orientação alimentar, no tratamento do regime ortomolecular é necessário disciplina e dedicação à reeducação dos alimentos a serem ingeridos e ao equilíbrio nutricional promovido pelos suplementos, que ajudam a enfrentar o estresse, retenção de líquido, TPM, menopausa e depressão, que muitas vezes são a causa do excesso de peso.

A Obesidade e a Medicina Ortomolecular

Embora eliminar o excesso de peso não seja o principal alvo da medicina ortomolecular, ela realmente faz emagrecer e tem sido cada vez mais procurada com esse objetivo.

O fato é que a medicina ortomolecular oferece um aporte nutricional melhor por meio da suplementação alimentar o que faz com que as pessoas se sintam saciadas. Isso não ocorre quando se segue uma dieta moderna, cujos alimentos estão empobrecidos pela contaminação e refino.

Também é preciso entender a obesidade como um estado físico e patológico. O estado físico é lógico e evidente, porém, o patológico raramente é percebido: a obesidade é um distúrbio profundo do sistema enzimático energético que pode causar mudanças estruturais e funcionais nas células, tecidos e órgãos, em conseqüência de alterações moleculares.

Obesidade resulta, portanto, de agressões em células causadas por elementos tóxicos, sintéticos, envenenamento por metais pesados, diminuição de enzimas, alterações de proteínas, gorduras oxidadas e por alergia alimentar. As células agredidas precisão de alimento para se recuperar. É isso que faz a medicina ortomolecular: dá ao organismo o que ele precisa para entrar em equilíbrio e, como resultado, o corpo se livre do excesso de peso, o que é muito saudável.
Fonte:Nucleo da mulher

Nenhum comentário: