3.05.2011

Depressão x Comida


Alimentação x Depressão – Entenda essa relação


Qual a relação entre os alimentos que consumimos e nosso estado de espírito? Pesquisa recente publicada na edição de outubro do “Archives of General Psychiatry” demonstra que das pessoas submetidas a avaliação, 30% apresentaram chances mínimas de desenvolver depressão por conta da alimentação. A dieta foi baseada em nove itens: ingestão de gorduras monoinsaturadas em comparação às saturadas, consumo moderado de álcool e laticínios, baixa ingestão de carne vermelha e alto consumo de legumes, frutas, cereais, nozes, castanhas e peixes.
O que acontece no cérebro?
Quando consumimos alimentos que contém ácido graxo há maior fluidez das membranas dos neurônios, o que contribui para melhor comunicação entre eles e o decorrente equilíbrio das emoções. Entenda mais na figura ilustrativa abaixo:
alimentacao_depressao
Alguns alimentos podem aumentar a sensação de bem-estar no organismo

Veja a seguir que alimentos você pode incluir no seu dia-a-dia e assim ajudar a espantar a depressão.
Triptofano e Carboidratos bem humorados

Dos vários neurotransmissores, a serotonina exerce grande influência no estado de humor. Ela é também conhecida como a substância "mágica" e "sedativa" que melhora o humor de um modo geral, principalmente em pessoas com depressão.

Os níveis cerebrais de serotonina são dependentes da ingestão de alimentos fontes de triptofano (aminoácido precursor da serotonina) e de carboidratos.
A ingestão de carboidratos leva ao aumento nos níveis de insulina, que auxiliam na "limpeza" dos aminoácidos circulantes no sangue. Nessa limpeza de aminoácidos só escapa o triptofano na barreira hemato-encefálica.

O triptofano, uma vez no cérebro, aumenta a produção de serotonina que é o neurotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar e até induzir e melhorar o sono.

Uma alimentação pobre em carboidratos, por vários dias, pode levar a alterações de humor e depressão, assim como uma alimentação com excesso de proteínas.

O caminho é o equilíbrio! Nem de menos, nem de mais.

Fontes de triptofano: carnes magras, peixes, leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, nozes e leguminosas.

Fontes de carboidratos: pães, cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, frutas, legumes e chocolate amargo (com moderação).


A depressão é uma das doenças mais comuns nos dias de hoje, em função da vida agitada e desequilibrada que se leva, principalmente nos grandes centros urbanos.


No entanto, uma boa alimentação pode auxiliar a prevenir e até mesmo diminuir os sintomas desta doença que ataca milhares de pessoas em todo o mundo anualmente.


É que certos alimentos estimulam a produção de serotonina no organismo, que é responsável pela sensação de bem-estar e ajuda no controle do estresse e das emoções.


Inclua na sua dieta alimentos ricos em:
- carboidratos: como pão, arroz, macarrão;
- ácido fólico: brócolis , feijão e frutas cítricas; 
- potássio: banana e maracujá;
- magnésio: abóbora, amendoim e tofu;
- selênio: noz e castanha-do-pará,
- as vitaminas C das frutas cítricas e
- do complexo B, que existe em grande quantidade no frango e no amendoim.


Nada mais justo que promover a qualidade de vida com uma alimentação saudável e estimulante, mas como nem sempre é possivel cobrir todas as necessidades, passa a ser indispensável fazer uso da medicina preventiva ortomolecular com ação anti-oxidante e protetora contra os deletérios radicais livres, além do possível suporte psicoterapeutico que atua com participação ativa nestes momentos.

Depressão X Alimentos Industrializados....



Um estudo realizado por uma equipe de pesquisadores da Universidade College London, na capital britânica, indica que dietas ricas em alimentos industrializados aumentam o risco de depressão.

O estudo, descrito na revista científica British Journal of Psychiatry, analisou informações sobre a dieta de 3,5 mil funcionários públicos britânicos e, cinco anos mais tarde, monitorou a ocorrência de depressão no grupo.

Os especialistas dizem, no entanto, que - embora não seja possível excluir a possibilidade de que pessoas com depressão talvez tenham dietas menos saudáveis - é pouco provável que a alimentação seja a razão por trás dos resultados porque não foi identificada uma relação entre dieta e diagnósticos prévios de depressão.

Em contrapartida, afirmam os pesquisadores, pessoas que comem legumes, verduras, frutas e peixe em abundância apresentam riscos menores de sofrer da condição.
Agora que você já sabe dos benefícios da boa alimentação garanta a boa forma e espante a tristeza!
 Núcleo da Mulher

Nenhum comentário: