3.02.2011

Exercícios Leves

Treinos para quem não gosta de malhar que dão resultados. Parece bom demais para ser verdade, mas com a ajudinha de umas engenhocas modernas, até que dá para juntar os dois mundos.
Uma das novas máquinas que prometem o corpo dos sonhos sem precisar carregar peso é o Power Plate. Tem como garotos-propaganda sarados do naipe da Madonna e do Sting, precisa mais?
Treinar em aparelho é bom, mas não dá autonomia



O Power Plate (à esquerda) e o Gyrotronic (à direita) fazem o exercício para quem não gosta de pegar no pesado
O Power Plate (à esquerda) e o Gyrotronic (à direita) fazem o exercício para quem não gosta de pegar no pesado
O Power Plate (à esquerda) e o Gyrotronic (à direita) fazem o exercício para quem não gosta de pegar no pesado Bom, precisa contar que os dois artistas não têm seus corpos trabalhados só por aparelhos, mas por vários outros métodos, de dança à power yoga.
Mas, vá lá, se der para delinear músculos, perder gordura e ainda dar uma melhorada na celulite com treinos de 30 minutos, como alardeiam os fabricantes, já está de bom tamanho.
O truque é uma plataforma vibratória, mais conhecida pelo nome comercial Power Plate. Há outras marcas no mercado, como Bioshape e VibraDream.
A FORÇA DAS VIBRAÇÕES
O aparelho simula o aumento da força de gravidade sobre o corpo, vibrando para cima e para baixo de 30 a 50 vezes por minuto. Os músculos respondem à vibração contraindo e estirando.
"É como a força que fazemos para iniciar um salto, sem o impacto da volta, porque não dá tempo de o peso do corpo comprimir as articulações", explica o personal trainer Rick Kowarick, o primeiro a oferecer treinos com Power Plate no Brasil.
O modelo, criado para treinar astronautas no espaço, foi adaptado para habitantes da Terra loucos por tudo que promete resultados a jato. "É um treino perfeito para quem não gosta de ir à academia: rápido e eficaz", diz Rick.
Os exercícios são os de sempre: agachamentos, flexões de braço e abdominais.
Os exercícios são feitos com a pessoa em pé, sentada ou mesmo deitada sobre o aparelho, que vibra sem parar. Cada série é feita por 30 segundos.
Dá para exercitar todos os grupos musculares em 15 ou 20 minutos. Daí vem a melhor parte: as vibrações são usadas para massagear o corpo (a sensação é de uma hidromassagem), estimulando a circulação e relaxando os músculos.
TRABALHO EM CÍRCULOS
O trabalho corporal do Gyrotonic é totalmente diferente. Em vez dos soquinhos do aparelho que vibra, roldanas e manivelas criam movimentos fluidos e circulares, como na dança.
Em comum com o Power Plate, o treino também dá uma força para quem não gosta de ginástica -o aparelho "dirige" os exercícios- e teve seus benefícios propagandeados por Madonna.
Os movimentos, inspirados em técnicas de dança, pilates, ioga, tai chi e natação, alongam e fortalecem ao mesmo tempo.
Segundo a bailarina e instrutora de Gyrotonic Daniela Augusto, o treino prepara o corpo para a prática de esportes como natação, tênis, dança, ioga etc.
Como no pilates, os exercícios são coordenados com a respiração e o alinhamento da postura a partir da força do centro de equilíbrio do corpo (musculatura abdominal e pélvica).
A sessão dura cerca de uma hora. As torções e os alongamentos ajudam a soltar músculos encurtados e articulações, funcionando um pouco como uma massagem dinâmica, no sentido de aliviar tensões causadas por desequilíbrios musculares
Folha 

Nenhum comentário: