3.01.2011

Tudo para ficar mais bonita. Elas são muito mais verdes do que os homens.

Você deixaria um bando de peixinhos famintos “embelezar” seus pés com pequenas mordidas?


Você colocaria seus pés em tanques cheio de minúsculas carpas famintas (como as da foto ao lado), que comem a sua pele morta e fazem o papel de “pedicure aquática”?
Dá nervoso só de olhar. Mas é um tratamento de beleza dos pés que começa a ser uma espécie de modinha em salões de beleza nos Estados Unidos e na Europa.
Essas carpas da imagem ao lado são turcas e não têm dentes. Mesmo assim, pode-se imaginar o que acontece com alguém num salão que sinta cócegas nos pés.
O mais importante, porém, é que elas viraram inimigas de departamentos de saúde em algumas regiões. Médicos garantem que esse tratamento é arriscado porque pode causar infecções. Não se sabe se os peixinhos que estão ali, nesses pequenos tanques iluminados com raios ultra-violeta, tiveram contato anterior com fungos ou inflamações nos pés de outras clientes.
O método já foi proibido em 14 estados nos Estados Unidos. Na Grã-Bretanha, está sendo investigado por risco de contaminação. Mas as carpas são caras. Não sei se são eficientes.
Até que ponto vai chegar o frenesi pela experimentação estética?
Você testaria?

As mulheres são mais verdes do que os homens


As mulheres são melhores para o meio ambiente do que os homens. Você conseguiria imaginar isso? Segundo um estudo do Instituto Nacional Francês de Estatística e Economia, elas emitem 32,3 kg de carbono por dia contra 39,3 kg deles. Os principais responsáveis por essa diferença de impacto ambiental são a dieta e o meio de transporte.
A pesquisa francesa confirma as conclusões de um estudo publicado em 2009 por pesquisadoras da Suécia e da Finlândia que compararam o uso de energia de homens e mulheres em dez atividades diárias na Alemanha, Grécia, Noruega e Suécia. Em todos, a mulher foi considerada mais verde. Mas quanto maiores as diferenças de gênero nos países, maior a diferença do impacto ambiental: na Suécia, homens poluíam só 6% a mais do que as mulheres; na Grécia, eles eram 39% piores para o planeta.
É fácil entender as diferenças na dieta de homens e mulheres e sua relação com o meio ambiente. Eles precisam de mais calorias que elas para viver. E elas, em geral, são muito mais preocupadas com a boa forma e com a saúde – e os vegetais são muito menos calóricos e saudáveis do que uma bela picanha. A dieta masculina emite por dia 7,98 kg de gás carbônico, contra 6,79 kg da dieta feminina.
Um pouco mais difícil é explicar a diferença no uso de meios de transporte. Ao que parece, a chave do mistério é a diferença no mercado de trabalho. Muito mais homens precisam usar carro e, principalmente, avião – um meio de transporte super poluente – com mais frequência e isso pesa na conta ambiental deles.
As conclusões dos estudos me surpreenderam. Se eu tivesse que chutar, diria que os homens são mais verdes do que as mulheres. Afinal, que homem tem dezenas de pares de sapato? Que homem acumula tantas roupas? E nenhum usa tantos cosméticos, maquiagens, esmaltes como nós. É fato que nós somos chamadas de consumistas com muito mais frequência que eles. Agora temos um consolo: na conta final, somos mais verdes.
Mas que ninguém use isso de desculpa para sair comprando mais pares de sapato!
Época

Nenhum comentário: