3.04.2011

faixa_alimentacao.png

ALIMENTOS INTEGRAIS EMAGRECEM?

Alimentos integrais emagrecem?
Acabe com esta e outras dúvidas!

Quando se fala em alimentação saudável, logo nos vem à cabeça a inclusão de alimentos integrais em nosso cardápio. Dentre muitos benefícios, o mais comentado e comemorado é o fato de ajudar no funcionamento do intestino, diminuindo aquela barriga tão indesejada. Já que é assim, podemos concluir que os alimentos integrais emagrecem, certo? Depende do ponto de vista. Esclareça as 4 dúvidas mais comuns sobre este assunto.
Alimentos integrais são mais calóricos que os normais?
Realmente, esta afirmação tem fundamento. Alguns alimentos integrais podem apresentar maior teor calórico, contudo, esta diferença pode não ser tão significativa assim. Até porque, este tipo de alimento aumenta a nossa saciedade, ou seja, nos faz sentir menos fome do que o normal. Logo, você consome um pouco mais de calorias em uma refeição, porém, não fica com aquela sensação de que a alimentação saudável não saciou a fome.
O consumo em excesso pode fazer mal à saúde?
A resposta é SIM! Como tudo na vida, é preciso moderação na hora de consumir alimentos integrais. O grande problema está na formação de gases, funcionamento descontrolado do intestino e no desconforto que tudo isso pode causar. Além disso, o excesso de fibras pode interferir de maneira negativa na absorção dos nutrientes.
Quando consumimos, devemos aumentar o consumo de água?
Com certeza! Como estes alimentos aceleram o funcionamento do intestino, é preciso que o nosso organismo encontre uma determinada quantidade de água para que o bolo fecal possa ser formado. Caso contrário, o efeito poderá ser o oposto. O intestino formará parte das fezes, mas não conseguirá eliminá-las. Aí, além de um desconforto terrível, a sua barriga ficará completamente inchada!
Quais são os alimentos integrais que posso incluir na dieta?
De uma maneira geral, trocar a versão original do arroz, do macarrão, dos pães e das bolachas pelas integrais é primordial para quem quer emagrecer! Além disso, é preciso incluir outros alimentos, como a aveia, o centeio, a granola e a linhaça.

Nenhum comentário: