11.09.2011

Como agem os descongestionantes nasais e por que eles viciam?

Como agem os descongestionantes nasais e por que eles viciam?  Como age um descongestionante nasal e por que algumas pessoas não conseguem parar de usar-los?”

 Para explicar a ação do descongestionante, precisamos saber porque o nariz entope. Ao contrário do que as pessoas pensam, não é o catarro acumulado que entope o nariz. Não adianta assoar que o entupimento continuará. Estar resfriado, gripado ou em crise alérgica causa dilatação dos vasos sanguíneos, ou seja, aumenta a quantidade do sangue que irriga o nariz. Aí, os cornetos, que são projeções de osso e mucosa (órgãos esponjosos) que ficam dentro das narinas, incham causando uma obstrução da passagem de ar. O inchamento é uma forma de defesa para tentar matar os germes que estão causando a doença. Na rinite alérgica, há esse mesmo processo, só que, nesse caso, o organismo reage a coisas como o pólen e a poeira.
Os descongestionantes nasais possuem em sua fórmula, componentes capazes de contrair os vasos sanguíneos e isso diminui o inchaço. O descongestionante tópico tem ação simula o efeito da adrenalina no corpo, desobstruindo as vias orais e dando uma sensação de bem-estar instantânea. A adrenalina é aquele hormônio que quando derramado na corrente sanguínea aumenta a frequência e o volume de sangue por batimento cardíaco, eleva o nível de açúcar no sangue e diminui o fluxo sanguíneo nos vasos direcionando-os para a musculatura voluntária.
Em condições normais, o nariz é irrigado por uma secreção que segura a sujeira do ar que entra. Depois, pêlos minúsculos os cílios empurram o muco garganta abaixo, rumo ao estômago, no qual é absorvido. Ele faz a secreção ficar dura, o lixo aéreo não é tragado, podendo ir parar no aparelho respiratório, onde causa doenças.
Segundo os especialistas, os descongestionantes não devem ser usados por mais de três dias seguidos. Com o passar do tempo, a mucosa nasal passa a absorver pequenas quantidades da substância vasoconstritora e isso vai parar na corrente sanguínea, causando complicações cardíacas. Outra razão para evitar o uso indevido é que ao repetir esse mecanismo diversas vezes, a musculatura começa a não funcionar mais como deveria e o usuário precisa usar cada vez mais gotinhas para manter o conforto nasal.
Funcionamento

Diante de um resfriado ou de um quadro alérgico, os cornetos - estruturas esponjosas responsáveis pelo aquecimento e umidificação do ar que respiramos - ficam inchados, dificultando a passagem do ar. Usados para aliviar a obstrução do nariz, os descongestionantes se dividem em dois: os de uso tópico - em gotas ou spray - e os de uso oral - comprimidos e cápsulas. Ambos agem contraindo os vasos capilares e diminuindo o fluxo de sangue no interior dos cornetos. Com menos irrigação, eles diminuem e o espaço no interior do nariz torna-se maior, facilitando a passagem do ar e gerando a sensação de nariz desobstruído.

No entanto, de acordo com o otorrinolaringologista e presidente da Academia Brasileira de Rinologia, Renato Roithmann, o efeito desses medicamentos são temporários e podem causar a chamada rinite medicamentosa (dependência química). "Os descongestionantes de uso tópico induzem a um efeito rebote. O rápido descongestionamento que produzem é substituído por uma obstrução ainda maior que a anterior. Isto leva a pessoa a usar novamente a gota ou spray. Se utilizado por mais de cinco dias, os agonistas alfa-adrenérgicos presentes na sua formulação - oximetazolina, nafazolina - podem gerar dependência química". Ao contrário dos descongestionantes de uso tópico, os de uso oral não induzem a dependência na maioria das pessoas, mas só devem ser ingeridos sob orientação médica.

Em média, o efeito dos descongestionantes dura seis horas. No entanto, em quadros de dependência química, o organismo solicita doses maiores e em tempos mais curtos, diminuindo o tempo de desobstrução. Esse é o caso da estudante universitária Diana Castro, lá do início da matéria. Ela sofre de asma e rinite alérgica e há mais de dez anos usa os descongestionantes. "Comecei a usá-los porque tinha crises de sinusite. Na hora de dormir sinto muita falta de ar e não consigo ficar sem pingá-lo. Sei que o descongestionante é paliativo. Desentope na hora, mas volta a entupir. Espero um dia não precisar mais deles",
Como agem os descongestionantes nasais e por que eles viciam?
Os descongestionantes agem diretamente na dilatação dos vasos sanguíneos, causando alívio no entupimento!
——————————————————–
FONTE
Tweet

Um comentário:

Camila Santos disse...

Explicação resumida e bem clara, gostei.