11.09.2011

PRODUTOS NATURAIS E DIETA: SERÁ QUE ELES FUNCIONAM?

faixa_saude.png
Produtos naturais e dieta: será que eles funcionam? 
Saiba o que fazer para não se deixar enganar.

Basta que o verão se aproxime para que as pessoas partam em busca de milagres emagrecedores. Nesta hora, vale tudo! Inclusive apelar para os produtos naturais que prometem não trazer malefício nenhum à saúde.
Mas, o que muita gente não sabe é que, mesmo sendo vendidos livremente, muitos deles contêm substâncias proibidas que podem causar sérios riscos. O Fantástico, da Rede Globo, exibiu, recentemente, uma reportagem sobre o problema e levantou a discussão. Até que ponto podemos confiar nos produtos naturais vendidos nas farmácias e na internet?
Veja as dicas da nutricionista Lilian Assis, responsável pelo plano de emagrecimento do Suadieta, para não ser enganado por mais um desses produtos.
- Não existe milagre! A regra básica para quem quer emagrecer com saúde é aliar uma alimentação balanceada à prática de exercícios físicos regulares.
- Não pense que, por ser um produto natural, ele não precisa de recomendação médica. Mesmo sendo naturais, esses produtos precisam ser indicados pelo médico ou nutricionista que o acompanha, pois só ele vai saber o que, de fato, vai auxiliar no seu plano de emagrecimento.
- Pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, muitas vezes fazem uso de medicamentos controlados. Nestes casos, é mais seguro consultar o profissional de saúde de sua confiança para saber qual fitoterápico pode ser combinado com esses medicamentos sem cortar seus efeitos ou acabar agravando o problema.
- Cobre do governo uma fiscalização rígida sobre os alimentos e medicamentos liberados e também contribua para essa fiscalização. Ler os rótulos e pesquisar sobre a procedência do produto no site da Anvisa (Agencia Nacional de Saúde) é um bom começo.
- Fique atento aos produtos supostamente naturais, que prometem diminuir a fome ou aumentar a sensação de saciedade. Eles podem conter substâncias proibidas como a sibutramina, que agem diretamente no sistema nervoso central, trazendo sérios riscos de acidente vascular cerebral ou enfarte do miocárdio por causa do aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial.
- Vá ao médico regularmente e não se submeta a ditadura da magreza. O melhor a fazer é manter um peso saudável. Isso se consegue facilmente combinando boa alimentação e exercícios. Os fitoterápicos só funcionam quando estão associados a um plano de emagrecimento bem elaborado. Daí a importância do acompanhamento de um especialista.
Sua Dieta

Nenhum comentário: