11.12.2011

Inseticidas: teste revela produtos com pouca ação

Treze marcas foram avaliadas e todas mostraram eficácia contra o mosquito transmissor da dengue. Já a eliminação de moscas e baratas deixou a desejar

Rio  - Baratas, moscas e mosquitos. Essas e outras pragas estão sempre à espreita. Na hora de eliminá-las, a opção mais fácil e prática são os inseticidas em aerossol. Mas avaliação da ProTeste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) com as 13 marcas de produtos mais consumidos no País revela que nem todos são tão eficazes contra os insetos, ainda que afirmem na embalagem serem ‘multi-inseticida’.

“O teste focou se os produtos efetivamente matam os insetos e em quanto tempo. Nenhum monstrou eficácia total para eliminar todos os tipos de insetos. Em compensação, todos tiveram ótimo desempenho no combate ao transmissor da dengue, matando até as larvas do mosquito Aedes aegypti, em menos de 24 horas”, destaca Carlos Confort, técnico da ProTeste.

Os produtos foram aplicados em quatro insetos mais comuns nas residências: baratas rasteiras, baratas voadoras, moscas e mosquitos.
Arte: O Dia
Arte: O Dia
No caso das moscas, os resultados foram ruins: nos 20 primeiros minutos, elas ficaram imunes aos produtos Fort Multi Inseticida, Baygon Multi Inseticida e Jimo Anti-Inset. As outras marcas as afetaram em tempo menor, mas ainda longo. “As moscas pousam no lixo. Se após a aplicação do produto elas ainda demoram a morrer, há tempo suficiente para pousar em alimentos e contaminá-los, podendo transmitir doenças”, constata Confort. Ele explicou que as empresas receberam o resultado da pesquisa da ProTeste, porém ainda não se manifestaram.

Dicas para ficar livre das pragas

ATRAÇÃO
Lixo desprotegido, plantas e alimentos são fatores que atraem os insetos.

ABRIGO
Entulho de construção, frestas das portas e janelas, ausência de forro no teto e telhado e caixas de madeira são ‘casas’ para eles.

ACESSO
Não os deixe entrar: ponha tampas nos ralos; evite portas,despensas e janelas abertas.

ALIMENTO E ÁGUA
Não deixe alimentos ou resíduos expostos sobre a pia ou a mesa. Retire a água empoçada nos vasos.

Reportagem O Dia
POR GISLANDIA GOVERNO

Nenhum comentário: