11.09.2011

DORES NOS PÉS: SAIBA COMO COMBATÊ-LAS


Dores nos pés: saiba como combatê-las
Dicas infalíveis para espantar qualquer tipo de problema!

Ela pode ser sentida por vários motivos diferentes, mas as causas mais comuns são as dores nas articulações e nos músculos. A osteoartrite crônica dos dedos e a alteração da arquitetura óssea, como pé chato ou plano, pé cavo ou alto, joanete e calosidades, também costumam causar incômodos, além de seqüelas e lesões. Cada tipo de dor requer um tratamento específico, por isso é importante saber a melhor forma de combater cada problema. Veja abaixo o que fazer.

Quando as dores são articulares
Geralmente isso acontece quando existe um mau alinhamento das articulações, o que acaba fazendo com que os dedos permaneçam flexionados e formem calos. Nestes casos, a recomendação é aliar cirurgia de endireitamento dos dedos e remoção dos calos ao uso de calçados e palmilhas propícias.

Se o problema for osteoartrite
Causada, principalmente, pelo desgaste das articulações, pode ser decorrente de diferentes posicionamentos do pé ou mesmo das variadas maneiras de andar. Em geral a tendência é voltar os pés para dentro e o uso de calçados duros pode agravar esse problema. Especialistas recomendam o deslocamento e extensão da articulação como tratamento, além de fazer uso de corticóides para diminuir a inflamação no local.

Pés inchados
Esse problema não depende muito de um motivo aparente. É comum você sentir dores e perceber inchaços nos pés no final de um dia duro de trabalho, por exemplo. A recomendação, nesses casos, é colocar os pés para cima. Especialistas afirmam que, para aliviar o incômodo, é preciso levantar os pés cerca de 45 graus e movimentar os dedos para estimular a circulação do sangue por, no mínimo, 20 minutos.

O poder da massagem
Esse tipo de tratamento cai bem seja lá qual for o motivo da dor nos seus pés. Aliás, ela é recomendada, inclusive, quando não se tem dor alguma. Além de saudável e bem relaxante, ajuda a estimular o fluxo sanguíneo da região e previne a fadiga dos pés. Se estiver se recuperando de alguma cirurgia então, nada melhor do que uma boa massagem para acelerar a regeneração do tecido e fortalecer os músculos da região. Outra opção, para quem não quer ou não pode usar as mãos, é pisar numa bolinha ou pedaço de bambu e até usar massageador elétrico ou de madeira.

Nenhum comentário: