11.11.2011

SLACKLINE MOVIMENTA MAIS DE 100 MÚSCULOS


Slackline movimenta mais de 100 músculos
Conheça mais sobre o slackline, uma atividade realizada sobre uma corda bamba.

Na praia, no campo, em locais fechados, seja onde for, um esporte vem aos poucos atraindo o brasileiros. Famosos como a atriz Sheron Menezes e ator Caio Castro são adeptos do Slackline ou exercício na corda bamba. A atividade, que nasceu nos Estados Unidos na década de 70, é uma combinação da prática circense e ginástica artística. Durante o exercício é possível exercitar mais de 100 músculos e gastar, em uma hora, cerca de 200 calorias.
Durante a atividade, o praticante busca a todo momento se equilibrar sobre uma fita de polipropileno presa pelas extremidades em bases fixas. De acordo com praticantes do esporte, o abdômen e as coxas são as partes mais trabalhadas. Para quem nunca praticou o Slackline, o ideal é usar uma fita de sete metros de comprimento, presa na altura dos joelhos.
Indicado para todas as idades, o Slackline é um exercício que não possui impacto como na corrida, por isso as chances de sofrer com lesões diminuem.  Entre os benefícios para o corpo, há também os voltados para a mente. A filosofia do esporte busca o equilibrio, a concentração, a consciência corporal, a velocidade de reação e, claro, coordenação.
Para quem gostou da modalidade e quer se aventurar em algo mais radical, há também algumas variações interessantes e desafiadoras. São elas: Waterline (slackline sobre água), o Highline (slackline em montanhas e pontes), o Trickline (slackline para fazer manobras) e o longline (slackline normalmente feito acima de 40 metros).
As ferramentas do Slackline
Para praticar o esporte é preciso ter uma catraca de tensão e uma fita de 15 metros de comprimento com uma largura que varia de 3 a 5 cm.

Nenhum comentário: