11.08.2011

Dicas para mães e pais de primeira viagem


  Minha 'fillha' durante o curso: aulas práticas de banho, fralda e umbigo. Foto: Divulgação/ Caezar Video RIO - Ninguém aprende a ser mãe num curso, certo? Mas algumas questões práticas podem ser muito bem explicadas para que na hora da execução o nervosismo fique um pouco de lado. Pelo menos foi isso que aprendi nos dois dias do Programa de Orientação para Gestantes e Casais Grávidos Amar-Mentar da Casa de Saúde São José. Antes que você pare de ler por aqui, são dois dias mas em meio período, das 8h às 12h30m num fim de semana - é, isso desanima um pouco - e pode ser bem legal.
No primeiro dia o programa fala sobre a gravidez semana a semana; questões hormonais na gestação; tipos de parto; cuidados com a alimentação; exercícios de relaxamento para mãe e bebê; a hora do parto; e toda a parte burocrática, da chegada à saída da maternidade. Isso e gostei muito: a enfermeira Adriana Reis, do Grupo de Incentivo ao Aleitamento Materno (Giam) explicou o que deve ser levado para a maternidade - descobri, por exemplo, que as camisolas que tenho não são tão boas porque não deixam o seio todo livre amamentar -, documentos necessários para entrar lá e registrar o bebê depois; todo o procedimento de internação e pré-parto; identificação da mãe, do bebê e esquema de segurança na maternidade; tudo o que acontece no parto; horário de visitas; instruções para as primeiras mamadas; e até as primeiras vacinas dadas no berçário, gratuitas ou não.
No segundo dia tem aula prática de banho, troca de fraldas e amamentação, o terror das mães de primeira viagem que é abordado de uma forma muito leve pelas enfermeiras do Giam. Ou seja: amamentar é o máximo, previne muitas doenças, a mãe adora e o bebê também, mas ninguém precisa se sentir mal se não conseguir. Mesmo assim elas explicam as técnicas, a duração das mamadas, as posições e até o armazenamento em geladeira ou freezer pra quem vai trabalhar logo.
Outra coisa que a gente sabe que existe mas não sabe como fazer é dar banho e como lidar com o umbigo do bebê até cair. E para isso há prática com um boneco-bebê com uma réplica de umbigo do jeito que sai da maternidade. Depois, mais informações sobre vacinação, testes de orelhinha e pezinho, uma empresa expõe as condições para coleta de cordão umbilical e o grupo sai em visita à maternidade - o que também é bom para ver o tamanho do quarto, onde fica o berçário e já sentir um frio na barriga pensando no grande dia.
Serviço:
Programa de Orientação para Gestantes e Casais Grávidos Amar-Mentar
Casa de Saúde São José - Rua Macedo Sobrinho, 21, Humaitá. Tel.: 2538-7626
Sábado e domingo das 8h às 12h30m (uma vez por mês, consulte a programação no site www.cssj.com.br)
Preço por casal: R$ 250,00
Viviane Nogueira (viviane.nogueira@oglobo.com.br)

Nenhum comentário: