12.05.2011

Nutricosméticos, as fórmulas de beleza em versão 2.0


Pesquisadores avaliam combinação de pílulas, gotas e cremes que prometem rejuvenescer
Os nutricosméticos em cremes, gotas e cápsulas contêm vitaminas e extratos de plantas que rejuvenescem a pele Foto: Fábio Rossi
Os nutricosméticos em cremes, gotas e cápsulas contêm vitaminas e extratos de plantas que rejuvenescem a pele 
RIO - Ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, uma nova geração de cosméticos, em forma de cápsulas, gotas e cremes, nutre o corpo de dentro para fora. Resultado: pele firme, bonita e protegida contra o envelhecimento precoce. Pelo menos é o que dizem as bulas dos chamados nutricosméticos. Nesta linha, já existe até protetor solar em pílula. Mas, apesar de reconhecerem a eficácia dessas fórmulas, dermatologistas dizem que elas não fazem milagres. É preciso associá-las a hábitos saudáveis.
A L’Oréal é uma das empresas que mais investem nos cosméticos em cápsulas, ou nutriconcentrados. Numa parceria com a Nestlé, criou a marca Innéov, com quatro produtos: Innéov Nutri-Care (para evitar a queda de cabelo e fortalecer as unhas), Innéov Solar (um protetor por via oral), Innéov Fermeté (para dar firmeza à pele) e Inneóv SensiCap DS (trata a caspa, sem tocar nos fios de cabelo). Segundo o fabricante, não é preciso preocupar-se com qualquer ganho de peso. Os nutricosméticos em cápsulas têm poucas calorias: duas cápsulas de Innéov Fermeté têm 4,8 quilocalorias (Kcal). E, de acordo com a bula, poderiam ser usados sem contraindicação. Mas não é bem assim.
— Esses nutriconcentrados só devem ser usados com indicação médica e funcionam como complementos a outros tratamentos dermatológicos — alerta Alexandre Filippo, coordenador do Departamento de Laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia. — Por exemplo, as propriedades benéficas da vitamina C, importante antioxidante, em cosméticos são bem conhecidas. Só que vitaminas sozinhas não resolvem.
A La Roche-Posay aposta no poder das vitaminas, pelo menos nas C e E: oferece o Derm AOX, em forma de gel, cuja fórmula contém ainda uma substância extraída da casca do pinheiro. Esta combinação, garante o fabricante, combate a oxidação da pele. Já a SkinCeuticals tem o Serum 10, à base de vitamina C e ácido ferúlico. Basta aplicar de quatro a cinco gotas na pele, pela manhã. Nutrientes atenuam as marcas de celulite.
Se a preocupação é a celulite, a Mundo Verde tem o Cellulipo. São cápsulas com vitaminas C e E, cromo, selênio, zinco, magnésio e cálcio. A bula diz que o produto reduz o aspecto de casca de laranja da pele e até a flacidez. E ainda o suplemento Skin Lift (com vitaminas A, C, D e E, biotina, cromo, zinco e selênio), em formato de sticks em pó, em quatro sabores, para serem diluídos.
Ja a Vichy tem o gel Celludestock, à base de extrato vegetal, obtido a partir da flor de lótus, e cafeína. A associação promete quebrar gorduras da pele.
Para proteger da exposição solar, prevenindo queimaduras e manchas, há boas opções, além das pílulas Innéov Solar — à base de licopeno e betacaroteno, substâncias que aliviam a vermelhidão e prolongam o bronzeado. O Skin Plus Bioprotect FPS 35, com vitaminas B3 e E, da Dermatus, é aplicado na pele. A sua ação hidratante e anti-inflamatória dá mais firmeza. Já a Melora tem o Heliocare Gel FPS 90, com extrato de espécie de samambaia, que, segundo a marca, melhora as defesas contra os tumores de pele; além de chá verde, um potente antioxidante. Outro nutricostico antienvelhecimento é o Chronos, da Natura, que promove a hidratação intensa.
— É bom lembrar que o protetor solar em pílula não dispensa o filtro — diz Filippo.
Até para os cabelos há nutricosméticos. A Dermage tem a linha Revitrat, com complexo B e zinco, entre outras substâncias. Um deles é indicado para prevenir a queda dos fios e a descamação do couro cabeludo: sua ação antisséptica e antisseborréica nutre. Outro, com jaborandi, controla a oleosidade.
— Mas nada resolve se a pessoa não tiver hábitos saudáveis — avalia a dermatologista Paula Bellotti.
O Globo

Nenhum comentário: