12.05.2011

Terapia do xixi conquista adeptos, em especial atletas


 

Foto: Banco de imagem

'É TIRO E QUEDA'

Terapia do xixi conquista atletas

Eles acreditam que beber a própria urina
faz o corpo ficar sadio e previne doenças
 
Rio - Uma prática pouco comum tem ganhado adeptos, principalmente entre aqueles que frequentam os ringues: a urinoterapia (ou terapia do xixi, para os mais íntimos), que consiste em beber a própria urina, de preferência a primeira do dia. Os que defendem a prática afirmam que o líquido é rico em vitaminas e nutrientes, e garantem: para prevenir doenças e manter o corpo sadio, o xixi é tiro e queda.

“Todo ser humano já praticou urinoterapia no útero da mãe. O bebê bebe a própria urina quando está sendo gerado. Esse argumento ajuda a diminuir o preconceito em relação à técnica”, afirma o terapeuta Alexandre Pimentel.

Segundo ele, ao contrário do que muitos acreditam, o xixi não seria sujo: contém água e excesso de minerais e vitaminas expelidos pelo corpo.

Sem relato científico


Mas o infectologista Edimilson Migowski pondera. De acordo com ele, não há nenhum relato científico que comprove os benefícios do xixi para o organismo. “Não é uma prática simpática e não tem qualquer fundamento. Se o corpo está eliminando, é porque não é útil. Se a pessoa quer vitaminas, ela pode conseguir de outras formas. Comendo frutas e legumes, por exemplo”, diz.

Um dos famosos adeptos da técnica é o carateca brasileiro e descendente de japonês Lyoto Machida, que investe pesado no xixi para se manter entre os melhores lutadores de MMA do mundo.

“Sou adepto da meditação e da urinoterapia, principalmente quando estou perto do combate. Trabalho isso para fortalecer minha imunidade. É como tomar uma vitamina, que deixa meu corpo mais forte”, já declarou Lyoto ao jornal ‘Marca’. “É uma tradição que começou com o meu avô e chegou até mim”, comenta.

No próximo sábado, Lyoto terá mais uma chance de provar que o xixi é um diferencial, ao enfrentar o americano Jon Jones, atual campeão de sua categoria no UFC. Vale conferir o resultado.

Massagem com o líquido no umbigo

Segundo o terapeuta Alexandre Pimentel, para se beneficiar da urinoterapia não é necessário ingerir o xixi. Basta fazer massagem com o líquido na região do umbigo. “A pele é mais sensível e a urina consegue penetrar no organismo, devolvendo vitaminas ao corpo”, explica.

Segundo ele, a urina traria uma “informação genética” do corpo exclusiva. “Quando você sofre uma gripe, por exemplo, no início da doença o vírus sai na urina. Se você bebe o líquido, o organismo se prepara melhor para criar anticorpos para combater essa contaminação”, diz. “É o melhor remédio existente, pois é fabricado pelo próprio organismo de cada um”
.POR CLARISSA MELLO
O Dia

Nenhum comentário: