12.05.2011

ESTRESSE CAUSA DANOS ÀS UNHAS

Estresse causa danos às unhas

O estresse é o mal do século. Isso todos já sabem, mas poucos têm o conhecimento dos danos causados por ele às unhas. Entre os efeitos negativos estão as unhas descascadas. Saiba mais sobre este assunto!

:
A correria do dia a dia faz com que a gente acumule diversos problemas. Seja no trabalho ou em casa, alguns desentendimentos ou pequenas situações difíceis acabam atrapalhando o caminhar da nossa rotina. Os resultados podem ser muitos: cansaço exacerbado, distúrbio no sono, alteração no apetite e, até mesmo, alguns problemas estéticos. Para quem não sabe e quer ter unhas mais belas e saudáveis, o estresse causa danos às unhas.
“Embora todos já saibam que o estresse pode afetar física e psicologicamente uma pessoa, nem todos sabem que ele pode desencadear ou agravar problemas dermatológicos, tais como acne, unhas quebradiças ou perda de cabelo”, afirma a dermatologista Cristine Carvalho, diretora do CDE – Centro de Dermatologia e Estética.
As unhas, muitas vezes, podem revelar sinais exteriores de estresse, no caso de pessoas que desenvolvem o hábito nervoso de morder e/ou roer suas unhas. “Outro hábito relacionado ao estresse que afeta as unhas são as pessoas que esfregam os dedos sobre sua unha do polegar, o que pode criar um sulco em toda a unha. Este atrito provoca uma distorção da placa ungueal, e quando a unha cresce, uma crista levantada é formada no meio da unha. Unhas quebradiças ou descascando também são um efeito colateral comum de estresse”, informa a diretora do CDE.
Sobre os efeitos do estresse na pele, a especialista alerta que um estudo da Psychological Stress Perturbs Epidermal Permeability Barrier Homeostasis descobriu que a doença tem um efeito negativo sobre a função de proteção que a pele exerce, resultando em perda de água, o que inibe a capacidade da pele de reparar-se após uma lesão.
“O estresse diminui a hidratação natural da pele, tornando-a seca e áspera, podendo provocar alguns distúrbios. Já a perda de cabelo é uma resposta normal ao estresse, mas os pacientes devem consultar um dermatologista e fazer uma avaliação adequada para descartar outras causas médicas.”, afirma Cristine Carvalho.
Às vezes, os pacientes com problemas dermatológicos nas unhas, pele ou cabelos não estão cientes de que seus hábitos, suas manias ou seu estresse estão na raiz de seu problema estético.
“É fundamental auxiliar os pacientes a lidarem melhor com algumas doenças, tais como eczema, acne, psoríase e dermatite seborréica, onde os sintomas externos são óbvios. Nestes casos, tradicionais terapias dermatológicas devem ser usadas em conjunto com terapias adequadas de gestão do estresse para tratar com sucesso as condições dermatológicas e evitar o agravamento do problema”, defende a dermatologista.

5 DICAS PARA DEIXAR A SUA UNHA PERFEITA

5 dicas para deixar a sua unha perfeita
Veja um passo a passo que vai te ajudar a ter unhas mais fortes e saudáveis!

Compartilhe:
A maioria das mulheres tem um ritual específico para o rosto, para as pernas, para o bumbum, mas quando se fala nas unhas, a única preocupação é com a estética. Pintá-las já basta! Porém, as coisas não são bem assim. Confira estas dicas e tenha unhas bonitas e saudáveis!

1 – Aposte nos cremes nutritivos. Aqueles à base de uréia, lanolina e ácido lático são as melhores opções.

2 – Produtos multifunção. Além de hidratar eles combatem a ação do tempo, se enriquecidos com ativos ácido hialurônico ou vitaminas C, E e B5.

3 – Prefira os esmaltes e os óleos secantes com ação fortalecedora. Contudo, se as unhas permanecerem fracas e quebradiças,o melhor é procurar um dermatologista.

4 – Esqueça esta ladainha que você deve ficar um período sem pintar a unha para que ela consiga respirar. Isso é conversa para boi dormir. Escolhendo os produtos certos você pode pintá-las semanalmente, como de costume.

5 – Já que quer uma unha bonita, não tem como deixar os cuidados com a sua mão de lado. Use diariamente um protetor solar, assim como faz com o seu rosto.

Receita infalível!

Espalhe óleo de amêndoas pelas mãos e pés, fazendo com que as unhas também recebam boa parte deste produto. Cubra-os com filme plástico e deixe agir por 20 minutos. Retire e lave com um sabonete de lanolina.

Nenhum comentário: