12.05.2011

Europa vive epidemia de sarampo em vários países

 Epidemia de sarampo: Europa

Organização Mundial de Saúde alerta sobre aumento alarmante de casos em 2011
A Europa vive uma epidemia de sarampo em vários países. Especialistas alertam sobre o aumento impressionante nos registros da doença: os números revelam que os casos triplicaram em apenas quatro anos.
A Organização Mundial de Saúde revelou que só em 2011 houve 26.000 novos casos de sarampo na Europa até o final de novembro, sendo que nove registros resultaram em mortes. Trata-se de um índice três vezes maior em relação ao número de casos registrados no período de 11 meses em 2007.
Entre os países com maior número de notificações está a França, que em 2011 teve cerca de 14 mil casos registrados, principalmente em crianças maiores de cinco anos e em adultos jovens. No mesmo período, 956 novos casos de sarampo foram notificados no Reino Unido, sobretudo na Inglaterra e no País de Gales, de acordo com dados da Health Protection Agency (HPA). Isso é mais que o dobro dos 374 casos registrados em 2010 em todas as regiões do Reino Unido. O balanço das notificações provocou um alerta da HPA, pedindo que os pais levem seus filhos para serem vacinados:
_ Qualquer um pai que tenha em casa uma criança que perdeu o calendário de vacinação deve estar consciente de que seu filho estará sob o risco de ser contagiado com sarampo. Estamos assistindo ao aumento de casos numa determinada faixa etária, o que significa que muitos pais estão deixando de levar seus filhos para serem vacinados _ alertou um porta-voz da HPA
Especialistas da agência britânica atribuem o aumento de casos à popularização, via internet, de comentários de falsos médicos sobre supostos malefícios das vacinas na infância, alguns deles fazendo falsas relações entre vacinas e casos de autismo. As autoridades sanitárias européias estão pedindo ajuda a todos as agências governamentais para que esclareçam suas populações sobre a necessidade de vacinar as crianças e denunciar os que espalham pela internet rumores alarmistas inteiramente infindados.
Há também aumento nos registros do sarampo na Espanha, na Romênia, na Macedônia e no Uzbesquistão.O relatório mais recente sobre o surto foi também publicado ontem pelos Centros para Controle e Prevenção de Doenças, CDC.
_ Nós estamos vendo uma onda de casos muito maior do que temos visto nos últimos cinco ou seis anos. O aumento é alarmante e são urgentes campanhas de esclarecimento da população _ avaliou Rebecca Martin, gerente do programa de imunização da OMS para a Europa.
Já existem também alertas da OMS para que os turistas que forem viajar com crianças e adolescentes para a Europa no período de férias escolares de fim de ano certifiquem-se de que seus filhos estão em dia com a cartela de vacinação, sobretudo no que se refere ao sarampo.
O Globo

Nenhum comentário: