12.08.2011

CAMINHA NÓRDICA PARA EMAGRECER

Caminha nórdica para emagrecer

Trabalhar 90% dos músculos e queimar 450 calorias em uma hora de exercício. Assim é a caminhada nórdica. Uma prática bastante conhecida na Europa e que está chegando de mansinho no Brasil. Saiba mais!

:
A caminhada é um dos esportes mais praticados no mundo por ser uma prática boa e barata. Mas, uma nova modalidade de caminhada que faz sucesso na Europa, chega ao Brasil conquistando adeptos. A caminhada nórdica gasta aproximadamente 450 calorias por hora e consiste em caminhar segurando dois bastões que permitem a redução do impacto do peso do corpo sobre as pernas, além de movimentar os membros superiores e o tronco com mais intensidade.
De acordo com o educador físico e gerente da academia Wellness Sport Club, de Ribeirão Preto, em São Paulo, Gustavo Evangelista, a caminhada nórdica trabalha com aproximadamente 90% da musculatura corporal, enquanto a clássica usa 70% dos músculos do corpo. Esta modalidade também oferece estímulos aos músculos do tórax, do abdome, da coluna, dos ombros e dos braços. “A Caminhada Nórdica deveria ser classificada como uma Caminhada Integral, pois utiliza efetivamente todas as partes do corpo”, explica Gustavo.
O educador físico explica que assim como a caminhada clássica, a nórdica pode ser praticada três vezes por semana, com um dia de descanso entre cada dia de treino. “O motivo do dia de descanso também está associado ao fato de trabalharmos grupos musculares que não estamos acostumados a trabalhar no dia-a-dia”, disse Gustavo.
Durante esta atividade, os movimentos de braços e pernas devem ser alternados lateralmente, viabilizando o deslocamento do corpo. O uso dos bastões serve para dar estabilidade e propulsão ao movimento. Ainda segundo o especialista, a caminhada pode ser praticada em diversos terrenos, desde os mais planos até os mais irregulares.

Sobre as contraindicações, Gustavo faz um alerta às pessoas que apresentam problemas músculo-esqueléticos limitantes e cardiovasculares. “Quem está neste grupo não deveria praticar a Caminhada Nórdica”, disse.
“Entretanto, por se tratar de uma atividade que alivia o impacto do peso corporal através do uso de bastões, a Caminhada Nórdica, dependendo do contexto, poderia ser até mais suave para as articulações do que a própria Caminhada Clássica”, acrescenta o profissional.

CAMINHAR - UMA PRÁTICA BOA E BARATA

Caminhar - Uma prática boa e barata
Muitas vezes, a falta de grana se transforma em uma desculpa para o nosso sedentarismo. Porém, existem alguns exercícios que sempre cabem no nosso bolso. É o caso da caminhada!

Você é uma daquelas pessoas que, apesar de já saber de trás para frente a importância de se praticar exercícios físicos, ainda leva uma vida sedentária? E mais, acha que academia é muito caro ou vive dizendo que não tem tempo para freqüentá-la? A única coisa que podemos dizer é: Esqueça as desculpas!

Caminhar é uma atividade que não te traz custos, demanda pouco tempo do seu dia e, o melhor, faz muito bem a sua saúde. Por isso, para te incentivar, listamos as maiores vantagens de se optar por esse velho e tão prático exercício:

- É um exercício aeróbico, por isso emagrece.

- Apresenta baixos riscos de lesões.

- É uma atividade simples, que exige pouco tempo e nenhum tipo de instrumento.

- Você pode escolher se quer caminhar sozinho ou acompanhado.

- Assim como as outras atividades físicas, ajuda no controle de diversas doenças.

Dicas para a sua caminhada ficar ainda melhor:

- Caminhe sempre escutando uma música. Isso faz com que você se sinta mais motivado.

- Use roupas leves e confortáveis.

- Quanto ao tênis, não abra mão de conforto. Ele tem que ser anatômico e bem macio.

- Tente caminhar quando o dia ainda estiver claro. Se puder estar em contato com a natureza, melhor ainda!

- Caminhe o maior número de vezes possível. Cada caminhada deve ter no mínimo 30 minutos de duração.

Nenhum comentário: