1.05.2012

Cientistas conseguem reverter rápido envelhecimento de roedores com terapia celular

Pesquisa mostra que animais afetados por doenças como a progeria, que provoca envelhecimento precoce, viveram mais e melhor depois de receber injeção de células jovens

Uma equipe de cientistas da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, Estados Unidos, realizou testes usando ratos que sofriam de progeria, uma rara doença que faz com que eles envelheçam rapidamente e morram em no máximo 28 dias. Eles injetaram células-tronco de ratos jovens e saudáveis em animais doentes, e os resultados foram animadores. Os roedores contaminados pela doença viveram até 66 dias, de maneira mais saudável.

Em vez de atacar os tecidos atingidos pela progeria, as células injetadas pelos cientistas agiram ao redor desses tecidos, impedindo que a doença se desenvolvesse. “Isso nos leva a pensar que as células saudáveis criam um ambiente que ajuda a corrigir as disfunções do tecido envelhecido”, diz a doutora Laura Niedernhofer, uma das pesquisadoras envolvidas no projeto. Para a pesquisa, foram usadas células progenitoras, capazes de se diferenciar em um tipo especializado de células, assim como as células-tronco. Os dois tipos de células são usadas como sinônimos já que as diferenças entre elas são pequenas e o conceito que as define ainda está sendo desenvolvido.

O próximo passo será realizar pesquisas com ratos que tenham envelhecido naturalmente. No futuro, os cientistas esperam poder minimizar os efeitos biológicos do envelhecimento usando injeções de células jovens e saudáveis.
AS

Nenhum comentário: