1.06.2012

COMO EVITAR A INFLAMAÇÃO DA CÓRNEA NO VERÃO

faixa_saude.png

Como evitar a inflamação da córnea no verão

Óculos de sol com proteção contra a radiação solar previne a infalamação na córnea.

Quando falamos em verão pensamos sempre em pele bronzeada, corpos sarados, muita diversão, férias e água de coco. Mas, há também o outro lado desta estação, como os perigos à saúde. Assim como cuidamos da nossa pele para evitarmos o desenvolvimento do câncer de pele, precisamos ter muita atenção com a inflamação da córnea (ceratite). Curta o verão sem medo.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 6,6% das mulheres e 2,2% dos homens sofrem da síndrome do olho seco, uma deficiência do filme lacrimal, que se mal tratada pode levar ao aparecimento da ceratite. Segundo o oftalmologista Mario Pacini, do Hospital Oftalmológico Pacini, o tratamento pode durar de três a sete dias quando a origem é bacteriana, mas chega a se estender por semanas quando o agente é fúngico ou por ameba. Para casos infecciosos, há tratamento para ceratite viral, bacteriana, fúngica e amebiana.
O especialista alerta, também, que ambientes de muita aglomeração e piscinas propiciam o contágio viral desta doença. Evitar a exposição prolongada ao sol entre as 10h e as 16h devido à grande quantidade de raios UVA e UVB e comprar óculos que possuam proteção contra a radiação solar são medidas simples que ajudam a prevenir a ceratite. Outra dica importante é nunca adquirir acessórios de vendedores ambulantes. Ainda segundo Pacini, é indispensável verificar a higiene das piscinas e evitar levar as mãos aos olhos.
Sobre os óculos vendidos sem certificação, Mario Pacini explica que a ausência de filtros de proteção contra os raios UV provoca ceratite pela maior evaporação do filme lacrimal, descamando as células da superfície ocular. Para quem usa lentes de contato, é recomendado que estas sejam usadas com cuidado e retiradas antes de dormir. Aos que pretendem evitar queimaduras, é importante saber que produtos para a pele também são perigosos e devem ser usados com parcimônia, mesmo que sejam adequados para a região palpebral próxima ao olho.
“Usar cremes hidratantes e protetores solares aprovados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e colocá-los com cuidado e sem pressa na região dos olhos, além de usar lubrificantes oculares sem vasoconstritores, são procedimentos importantes para a saúde dos olhos”, conclui o médico.
Uma alimentação rica em peixes, legumes e fibras aumenta a qualidade da lágrima e reduz as chances do aparecimento da inflamação. Evitar o consumo de álcool e o tabagismo também são medidas essenciais. “O alcoolismo causa a ceratite pelos distúrbios nutricionais associados. O tabagismo já contribui pela toxicidade da fumaça”, alerta o oftalmologista.

Nenhum comentário: