1.04.2012

Leptospirose

Rio de Janeiro faz alerta para risco de leptospirose no Estado

Secretaria de Saúde local estima que surjam casos nos próximos 30 dias; doença é transmitida pelo contato da pele com água ou lama contaminada, típica das enchentes

As fortes chuvas que atingem o Estado do Rio de Janeiro desde o início deste ano levaram a Secretaria de Estado de Saúde local a divulgar nesta quarta, 4, nota por meio da qual alerta para a possibilidade do surgimento de casos de leptospirose nos próximos 30 dias.
A água das enchentes fica contaminada com a urina de animais portadores da doença, como os ratos - Alex Silva/AE
Alex Silva/AE
A água das enchentes fica contaminada com a urina de animais portadores da doença, como os ratos

O documento também traz orientações para a estruturação de ações de vigilância epidemiológica e assistência nos municípios afetados por enchentes. O objetivo é garantir o diagnóstico e o tratamento dos casos de maneira rápida e eficaz.

A leptospirose é uma doença transmitida principalmente pelo contato da pele com água ou lama de enchentes contaminada com a urina de animais portadores da bactéria Leptospira, como por exemplo ratos.

A contaminação é mais rápida se houver algum tipo de lesão na pele, como feridas ou arranhões. Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça e dores no corpo.

Nenhum comentário: