2.28.2012

Tremores

Tremor é um movimento muscular involuntário, de certa forma rítmico, que envolve movimentações oscilatórias de uma ou mais partes do corpo. É o mais comum de todos movimentos involuntários e pode afetar as mãos, braços, cabeça, face, cordas vocais, tronco e pernas. A maioria dos tremores ocorre nas mãos. As causas comuns não patológicas incluem frio, medo, calafrio e falta de sono.
Tremor pode ser um sintoma associado a distúrbios nas partes do cérebro que controlam os músculos de todo o corpo ou em áreas específicas, tais como as mãos. Dentre os problemas neurológicos que podem produzir tremor incluem-se: hipertireoidismo, esclerose múltipla, acidente vascular cerebral, traumatismo craniano, doença renal crônica, doenças neurodegenerativas que danificam ou destroem partes do tronco cerebral ou o do cerebelo, sendo a doença de Parkinson o mais frequentemente associados com tremor. Transtornos neurológicos que causem tremor são chamados de parkinsonismo.
Outras causas incluem o uso de drogas (como as anfetaminas, cafeína, corticosteróides, antidepressivos...), abuso de álcool, síndrome de abstinência, envenenamento por mercúrio, fenilcetonúria (PKU), problemas da tireóide e insuficiência hepática.
O tremor pode ser também uma indicação de hipoglicemia ou falta de vitaminas, quando acompanhado de palpitações, sudorese e ansiedade.
O tratamento geralmente envolve dopaminérgicos, noradrenérgicos ou/e anticolinérgicos

TREMORES DE REPOUSO
O tremor de repouso é aquele que ocorre quando o segmento corporal está relaxado ou fora da ação da gravidade e que desaparece com ato motor voluntário. Costuma ser encontrado na doença de Parkinson (que é a causa principal), no parkinsonismo plus, no parkinsonismo heredodegenerativo e no parkinsonismo secundário. Além das quatro categorias de parkinsonismo, ocorre ainda no tremor essencial severo, no tremor rubral, no tremor tardio, na miorritmia e no "spasmus nutans".
Tremor Parkinsoniano ­ Causa principal de tremor de repouso, registra-se na frequência típica de 3-6 Hz, mais observado em uma ou em ambas as mãos, menos notado no mento, nos lábios, na língua e nos pés. Eletromiograficamente caracteriza-se por resultar de atividade alternante de músculos agonistas e antagonistas. A flexão-extensão dos dedos combinada com a adução-abdução do polegar produz o clássico tremor em "contar dinheiro"ou em "enrolar fumo"4-8.
Tremor essencial severo ­ Como é sabido, habitualmente o tremor parkinsoniano é de repouso e o tremor essencial é de ação (postural). No entanto, o tremor parkinsoniano pode ser também postural e o tremor essencial de repouso. O tremor essencial severo, condição na qual o movimento anormal exibe-se com acentuado aumento na sua amplitude, é o exemplo de tremor essencial que pode ocorrer em repouso. Não se sabe se esses pacientes têm doença de Parkinson associada ou se mais tardiamente desenvolverão outros sinais parkinsonianos6-8.
Tremor rubral ­ Devido à proximidade da lesão do núcleo rubro, criou-se esse termo inadequado. O tremor é grosseiro, lento (3-5Hz), mais intenso com o movimento, mas, pode ser observado também em repouso. Costuma estar associado com ataxia do tipo cerebelar e oftalmoplegia do III nervo, configurando a síndrome de Benedikt3,4,6.
Tremor tardio ­ É observado em pacientes em uso crônico de neurolépticos. Pode ser de repouso ou de ação e se agrava com a retirada do neuroléptico e melhora com o emprego de drogas depletoras de dopamina, como, por exemplo, com a tetrabenazina. Pode vir acompanhado de outros movimentos anormais, tais como, acatisia, distonia e coréia6,9.
Miorritmia ­ Lembra muito o tremor parkinsoniano diferenciando-se, no entanto, pelas seguintes características: é mais lento (2-3Hz), é bem mais de flexão-extensão do que de pronação-supinação e não apresenta outros sinais parkinsonianos. Alguns casos estudados com autópsia revelaram alterações vasculares ou degenerativas no tronco cerebral (principalmente na substância negra) e no cerebelo6.
"Spasmus nutans" ­ É uma condição muito rara, de natureza familiar, que ocorre antes de 1 ano de idade, caracterizada por inclinação rítmica da cabeça e nistagmo. Desaparece entre 1 e 2 anos de idade4,6.
 
TREMORES DE AÇÃO
O tremor de ação é aquele que ocorre quando há contração voluntária dos músculos, podendo ser subdividido em: postural, cinético, de posição e de ação específica e, ainda, isométrico4-7.
Tremor postural ­ É evidenciado durante a manutenção de uma determinada postura antigravitacional , como, por exemplo, quando os membros superiores são mantidos estendidos na frente do corpo. Costumam desaparecer com o relaxamento do referido segmento. Eletromiograficamente caracteriza-se por atividade rítmica sincrônica dos músculos agonistas e antagonistas. Na prática neurológica o exemplo mais comum de tremor postural é o tremor essencial (esporádico ou familiar) O tremor essencial é a condição que mais frequentemente se confunde com a doença de Parkinson. É um distúrbio monossintomático caracterizado por tremor fino, rápido, na frequência de 5-7 Hz. Ocorre em qualquer idade, sendo mais comum após os 40 anos, em qualquer parte do corpo, sendo mais frequente nas mãos, logo seguida da cabeça; piora com as emoções, com a fadiga e com o avançar da idade; melhora consideravelmente com a ingestão de bebidas alcoólicas e com drogas betabloqueadoras, assim como com primidona3-8,10,11.
Tremor cinético ­ É aquele que ocorre durante a realização de determinado ato motor.Pode ser inicial, dinâmico ou final quando surge, respectivamente, no início, no curso ou no final do ato motor. Está tipicamente associado com lesões ou doenças do cerebelo3-7. A frequência é de 3-4 Hz. O termo"titubeio" refere-se a oscilação rítmica da cabeça ou do tronco, presumivelmente causado por hipotonia dos músculos axiais4.
Tremores de posição específica e de ação específica ­ Podem ser:
a) de posição específica ­ Quando o tremor ocorre em certas posturas como, por exemplo, com a xícara ou com copo próximo da boca, ou quando na posição bípede5,7,11 Nesse último caso, denomina-se de tremor ortostático, curiosa condição descrita por Heilman, em 1984, que se caracteriza pelo surgimento de tremor nos membros inferiores somente quando o paciente adota a posição em pé. Diminui com a marcha e desaparece quando o paciente senta-se ou quando reclina-se. Sentado ou reclinado o tremor poderá ser provocado por forte contração da perna contra resistência 3.
b) de ação específica ­ Quando o tremor ocorre em certas tarefas, como por exemplo, ao escrever (tremor da escrita primário), ao falar ou ao cantar (tremor vocal)5,7,11,12.
Tremor isométrico - É aquele que aparece durante a contração muscular voluntária mantida contra determinado objeto fixo5,7.
 
MISCELÂNEA
Finalmente, em quase todas as classificações, há um grupo que não pertence exatamente aos anteriores e que, por isso, são colocados separadamente ­ é o grupo miscelânea e outros movimentos rítmicos. São exemplos a mioclonia (que por vezes pode ser rítmica), o tremor distônico (de negação), a epilepsia parcial continua, o nistagmo, o clono, as miofasciculações, os calafrios, o "head bobbing" e o sinal de Musset da insuficiência aórtica5,7.

Tenho 28 anos e desde criança sinto tremores nas mãos, principalmente quando preciso de habilidade manual. Qual
o melhor tratamento?
Luiz Augusto Tavares, Timbaúba (PE)
Os tremores de extremidades podem traduzir a existência de muitas doenças e as mais temidas são as neurológicas. Mas eles também
podem ocorrer em pessoas saudáveis, sem um significado determinado
e sem causar maiores problemas. O paciente deve procurar o auxílio
de um neurologista o quanto antes. Ele é o médico ideal para saber
por que o leitor apresenta estes tremores.
Caio Moreira, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia
Lipostabil
Já fiz 13 aplicações de lipostabil com resultados excelentes. Ele tem algum efeito colateral?
Márcia Castilho, por e-mail
Não há pesquisas a respeito de possíveis danos a longo prazo que poderiam ser causados pelo lipostabil, remédio injetável que dissolve gordura localizada. A falta de dados científicos sérios é um dos motivos que levaram a Agência Nacional de Vigilância Sanitária
a suspender sua comercialização no País. O que a aplicação da substância poderia causar de imediato é a formação de hematomas
(com duração média de uma semana), sensações dolorosas e até
atrofias na pele. Esses “buracos” podem surgir porque não se consegue limitar a quantidade exata de lipostabil a ser usado de acordo com
a área e o tipo de gordura a ser eliminada.
Malba Bertino, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Nenhum comentário: