Rio -  A cidade do Rio vive seu dia mais quente nesta sexta-feira, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os termômetros na Capital fluminense atingiram 39,8º C na Vila Militar, na Zona Oeste. O recorde de 2012 era do dia anterior, com 39,3º C. A miníma registrada nesta sexta-feira foi de 20,3º C, no Alto da Boa Vista.

Mas, para os próximos dias a previsão do instituto é de ligeiro declínio, com possibilidade de pancadas de chuva neste sábado e domingo. A miníma do fim de semana está prevista de 20º C e a máxima de 33º C.
Praia ficou lotada por conta do calor em excesso | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Praia ficou lotada por conta do calor em excesso | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
A mudança no clima acontece porque o sistema de alta pressão, que manteve o tempo estável nos últimos dias, perdeu força devido a aproximação de uma frente fria pelo oceano.

Apesar da possibilidade das chuvas e trovoadas não há alerta quanto a possibilidade de cheias. Os quatro pontos de monitoramento do sistema Alerta Rio (Baía de Guanabara, Baía de Sepetiba, Jacarepaguá e Zona Sul), estão em Estágio de Vigilância, assim como a probabilidade de escorregamento é considerada baixa.