3.01.2012

Exames por imagem



Raio X e ultrassom são exames por imagem mais usados em diagnóstico

Médicos também destacaram a tomografia e a ressonância magnética.
Todo procedimento deve ser realizado com indicação de um especialista.

Do G1, em São Paulo



Raio X, ultrassom, tomografia e ressonância magnética são, nessa ordem, os exames por imagem mais usados na medicina.
Não existe um número mágico de procedimentos que uma pessoa possa fazer ao longo da vida, e é preciso que todos eles sejam realizados com a indicação e o acompanhamento de um especialista.
Segundo o ginecologista José Bento e o radiologista César Nomura, esses quatro tipos de exames integram uma área da medicina que não para de evoluir, com imagens cada vez mais perfeitas e detalhadas.
Exames médicos raio X (Foto: Arte/G1)


Os convidados destacaram a importância de sempre criar lembretes para buscar os resultados no laboratório e levá-los ao médico, além de nunca interpretar as informações por conta própria, para evitar ansiedade ou preocupações desnecessárias.
Se um especialista lhe pedir raio X no check-up, avise-o se já tiver feito o exame recentemente. Por isso, sempre guarde os resultados – por ordem de data, para poder compará-los.
Exames que usam contraste servem para visualizar melhor veias, artérias e estruturas do corpo. É bom para analisar coágulos sanguíneos, por exemplo.
Ultrassom
No caso do ultrassom, mulheres grávidas devem fazer no mínimo três ao longo dos nove meses. No primeiro trimestre (por volta da 13ª semana), o exame serve para ver sinais físicos de doenças cromossômicas no feto, como a síndrome de Down. A partir da 22ª semana, verifica possíveis malformações e, a partir da 28ª, vê sinais de doenças cardíacas.
De acordo com José Bento, a mulher só sente a criança se mexer por volta do quarto mês, e o ultrassom ajuda a tranquilizá-la de que está tudo bem. Para saber o sexo do bebê, é preciso esperar o mesmo tempo, em geral. E comer alimentos mais doces antes do exame pode deixar o neném mais agitado e facilitar a visualização do órgão genital.
Check up (Foto: Arte/G1)
José Bento também falou sobre a ecocardiografia, um exame que ajuda a avaliar o coração da criança no útero da mãe.
Tomar água antes do ultrassom ajuda a distender a bexiga e o abdômen. Uma boa dica é começar a beber o líquido ainda em casa, para esperar menos no laboratório.
Raio X
Em relação ao raio X, apesar de as doses serem muito baixas – o que torna o risco de câncer praticamente inexistente –, é preciso usar sempre um avental de chumbo para proteger as áreas que não forem ser examinadas pelo aparelho, em especial a tireoide, os olhos, o tórax, o abdômen e os órgãos sexuais. Isso deve ser exigido mesmo no raio X do dentista.
Grávidas devem evitar fazer raio X, por causa da radiação, o que pode prejudicar o bebê em formação. Se for essencial, precisam usar a proteção de metal.
Não há uma legislação específica para o descarte de radiografias guardadas na casa das pessoas. Segundo o Ministério do Meio Ambiente e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o melhor destino é a reciclagem, pois as chapas contêm prata e plástico.


Elas passam por um processo químico para liberar a prata, reaproveitadas na confecção de joias. Já o plástico é usado para a fabricação de embalagens. As radiografias não devem ser queimadas, pois liberam gases tóxicos.
Alguns hospitais e unidades de diagnóstico por imagem recebem as radiografias e as encaminham gratuitamente para a reciclagem.
Veja abaixo o resultado da nossa enquete:
Enquete raio x (Foto: Reprodução)

Nenhum comentário: