3.03.2012

Número de mortos por tornados nos EUA sobe para 34


Indiana, Kentucky e Ohio são as principais regiões atingidas.
No início da semana, outra série de tornados havia provocado 13 mortes.

Do G1, com agências internacionais
A série de violentas tempestades que têm atingido os Estados Unidos destruiu pequenas cidades em Indiana e Kentucky e fez o número de mortos subir para 34 neste sábado (3), informaram as autoridades, que comandam buscas por sobreviventes.
Os temporais originaram vários tornados que seguiram um trajeto da Costa do Golfo para os Grandes Lagos. As mortes foram registradas nos estados de Alabama, Indiana, Kentucky e Ohio. A dimensão dos sérios prejuízos ainda não foi calculada.
As tempestades ocorrem no momento em que a população se recupera de outra série de tornados, que matou 13 pessoas no início da semana.
O Serviço Meteorológico Nacional recebeu 269 informes de tornados, em sete estados dos EUA, até às 10h (horário local). Durante o mês de fevereiro, o número de chamadas foi de 189.
O prefeito de Marysville, na fronteira entre Indiana e Tennessee, revelou que a cidade "foi riscada do mapa".
"Esta é uma situação particularmente perigosa", advertiu o serviço meteorológico nacional.
Vizinhas se abraçam em cenário de destruição num bairro residencial de Marysville, Indiana, neste sábado (3) (Foto: AP) 
Vizinhas se abraçam em cenário de destruição num bairro residencial de Marysville, Indiana, neste sábado (3) (Foto: AP)
"É possível que haja tornados destrutivos, granizo de até 6,4 centímentros, rajadas de ventos de até 112 km por hora e relâmpagos perigosos".A maioria dos tornados desta sexta-feira ocorreu no condado de Madison, Alabama, onde casas foram destruídas, automóveis, virados, e linhas de energia e árvores, derrubadas.
Em Kentucky, a polícia da Guarda Nacional e do Estado ainda não conseguiu precisar o número de desaparecidos. Em Indiana, diversas estradas municipais que ligam comunidades rurais desapareceram.
Esta última onda de tornados surge quando a população se recupera dos estragos deixados em seis estados por tornados na terça e quarta-feira.
A cidade de Harrisburg, em Illinois, foi a mais atingida por um grande tornado que devastou uma ampla área na quarta-feira, deixando seis mortos e mais de 100 feridos.
Em 2011, os tornados mataram 545 pessoas nos Estados Unidos, no que foi a temporada mais mortífera destes fenômenos desde 1936.
Vistas aéreas mostram destruição em Marysville (esq.) e Henryville, ambas em Indiana, neste sábado (3) (Foto: AP) 
Vistas aéreas mostram destruição em Marysville (esq.) e 
Henryville, ambas em Indiana, neste sábado (3) (Foto: AP)
Moradora protege criança após passagem de tornado na cidade de Metro Piner, no Kentucky.  (Foto: AP) 
Moradora protege criança após passagem de tornado 
na cidade de Metro Piner, no Kentucky. (Foto: AP)
tópicos:

Nenhum comentário: