5.17.2012

Alimentos ricos em alfacaroteno podem ajudar a população a viver mais


Você tem costume de ingerir alimentos como frutas e legumes ricos em carotenoides, como a cenoura, batata-doce, melancia, espinafre e outros?

 Esses alimentos que apresentam a maior intensidade da cor estão ligados a uma vida longa e saudável.


Segundo pesquisa americana, adultos que consomem altas concentrações de alfacaroteno, possuem no sangue grande quantidade dessa substância. O nível de 15.318 adultos americanos foi acompanhado durante 13 anos, deles foram analisados os fatores demográficos, estilo de vida e saúde.
 
A pesquisa indicou que as tendem para concentrações levemente maiores do nutriente do que os homens. Outro fato apontado pela equipe é uma relação entre os níveis mais elevados de alfacaroteno e um menor risco de morte por diabetes, trato respiratório superior e câncer no trato digestivo, assim como infecções respiratórias.
 
“A realização desse estudo mostra que além desses alimentos serem saudáveis por serem fontes de vitaminas e minerais, podem atuar minimizando o desenvolvimento de doenças”, salienta Ana Paula Leão Rossi, nutricionista, tutora do Portal Educação.
 
Os alimentos que mais apresentam a concentração de alfacaroteno são os de cores laranja, amarelo escuro e verde. Além dos citados acima estão o brócolis, couve, alface, ervilhas e abóbora. Com o estudo ficou recomendado fazer o uso desses alimentos com mais frequência.

Nenhum comentário: