5.15.2012

Maquiagem pode ser aliada para cobrir ou disfarçar manchas de pele

Saiba amenizar doenças como rosácea, vitiligo, hemangioma e melasma.
Atriz Graziella Moretto tem hemangioma no rosto e mostra como o encobre.

Do G1, em São Paulo
10 comentários


Quem tem uma ou mais manchas de pele em local visível do corpo pode muitas vezes enfrentar problemas profissionais, pessoais e de autoestima. Por isso, a maquiagem é vista como uma aliada para ajudar a disfarçar essas imperfeições.
Doenças dermatológicas como rosácea, vitiligo, hemangioma, lúpus e melasma (ou cloasma) podem causar manchas. Já a alopécia areata provoca a queda de cabelos e pelos em tufos circulares.
Manchas (Foto: Arte/G1)


Segundo a dermatologista Márcia Purceli, o hemangioma – também chamado de tumor vascular (benigno) ou anomalia vascular – pode aparecer em diversas regiões do corpo e envolver os sistemas venoso, arterial e linfático.
Pesquisas revelam que mais de 60% dos hemangiomas estão localizados na região da cabeça e do pescoço, comprometendo o desenvolvimento da área. Além disso, mais de 40% dessas manchas se proliferam. Elas podem ser planas ou cavernosas, que são mais salientes e podem comprimir alguma estrutura, como o globo ocular, a traqueia e as narinas.
A atriz Graziella Moretto também participou do programa e mostrou que tem um hemangioma plano no rosto desde o nascimento. Ela lida bem com o problema e não tem a preocupação de cobri-lo sempre, mas, quando sobre aos palcos ou aparece na TV, precisa deixar a pele mais homogênea.
Graziella aprendeu a se maquiar na faculdade de artes cênicas e, a partir daí, passou a testar vários produtos. A atriz passa maquiagem diariamente, mas não a retoca o tempo todo. Costuma usar no rosto uma mistura de três produtos: base com cobertura completa, base líquida e pó.
As dicas dela para quem quiser cobrir um hemangioma são:
- Antes de comprar um produto, teste-o numa região grande da pele para ter certeza de que ele vai cobrir a mancha
- Procure uma maquiagem com boa cobertura e textura mais natural possível
- Observe se o produto dura e se mantém firme em dias quentes
- Misture uma base sólida com uma líquida. Espalhe o produto com esponja, pincel ou os dedos, sempre com batidinhas, nunca esfregando
- Passe o pó compacto com uma esponja


A atriz não tem um hemangioma escuro porque já clareou a mancha com sessões de laser. Mas sabe que há casos bem mais graves, em que a lesão é bastante saliente e escura. Muitas não têm tratamento nem podem ser cobertas com maquiagem. Por essa razão, Graziella costuma dizer que a maquiagem é apenas um recurso, e o mais importante é aceitar o problema e fazer acompanhamento psicológico.
Para ajudar pacientes com o mesmo problema, Graziella é madrinha da Associação Brasileira de Pessoas com Hemangioma e Linfangiomas, e nesta terça-feira (15) é o Dia Internacional do Hemangioma.
O Bem Estar mostrou, ainda, no programa duas mulheres com rosácea e vitiligo. De acordo com o maquiador Márcio Costa de Mello, a técnica para esconder essa mancha é a mesma usada para disfarçar a acne. Olheiras e sardas também podem ser amenizadas com esse tipo de produto.
No caso do vitiligo, cubra a mancha branca com uma base um pouco mais escura que o seu tom de pele. Espere o produto agir por alguns instantes e aplique a base. O tipo líquido é mais indicado porque ajuda a espalhar melhor o produto.
Cores de corretivo
- Verde: é usado para camuflar imperfeições avermelhadas, como cicatrizes recentes, manchas de nascimento, pequenos vasos e acne.
- Amarelo: é indicado para cobrir imperfeições azuladas, como olheiras e varizes.
As maquiagens corretivas costumam ter filtro solar; portanto, não é preciso passar o produto novamente.
No caso de uma cicatriz, observe se ela é clara ou escura. Se for clara, passe uma base da cor da sua pele e, se for escura, use um corretivo amarelo para neutralizar a mancha e depois aplique uma base da cor da pele.
Para cobrir falhas nas sobrancelhas e nos cabelos provocadas pela alopécia areata, use rímel. Na sobrancelha, também pode ser aplicado lápis de olho.
Procure sempre aplicar um pó fixador na maquiagem. Ele ajuda a manter o produto por mais tempo e não mancha a roupa. Na hora de retirar a maquiagem corretiva, aplique um demaquilante comum.

Nenhum comentário: