Argentina -  Assim como aconteceu com o Corinthians há duas semanas, o árbitro colombiano José Buitrago deixou os jogadores, comissão técnica e dirigentes do Fluminense revoltados nesta quinta-feira, na derrota de 1 a  0 do time para o Boca Juniors, na Bombonera. A equipe carioca reclama de um pênalti não marcado a seu favor, das faltas questionáveis e da expulsão do lateral-esquerdo Carlinhos na primeira partida das quartas de final da Copa Libertadores.
Anderson reclama de toque de mão | Foto: Divulgação
Anderson reclama de toque de mão | Foto: Divulgação
O técnico Abel Braga foi além e sugeriu um complô da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) contra os times brasileiros, que podem se enfrentar em uma eventual decisão do torneio sul-americano. Santos, Vasco e Corinthians continuam na disputa por uma vaga nas semifinais.
>>> FOTOGALERIA: As imagens de Boca x Fluminense

"Ele não deu um pênalti claro para nossa equipe no primeiro tempo. Ainda teria que expulsar também o jogador deles. Os critérios dele no jogo eram diferentes para as duas equipes. Vi uma falta que ele não marcou no Thiago Neves e logo veio o jogo do Corinthians na cabeça. Pensei 'estamos f...'. Ele está pactuando com a Conmebol, que não quer ter brasileiros na final", lamentou Abelão.

José Buitrago já havia sido criticado duramente pelos dirigentes corintianos no empate com Emelec na primeira partida das oitavas de final da competição. O histórico do apitador foi citado pelo diretor-executivo do Fluminense, Rodrigo Caetano, que foi mais cuidadoso no discurso, mas também insinuou a intenção da Conmebol prejudicar os brasileiros.

"Estamos bastante indignados com a arbitragem, ele já tem histórico ruim. Não foi surpresa para nós, mas não imaginávamos que chegaria nesse ponto. Espero que não tenha algum interesse maior por trás. O Fluminense está de um lado e os outros três brasileiros do outro. Passando de fase, a chance de final brasileira é grande", disse Rodrigo Caetano, que também procurou o lado positivo na derrota.

"Só quero esperar confirmação para o jogo da volta, talvez coloquem um juiz de primeira linha. Essa derrota será um fator que nos motivará demais, esse espírito de indignação. Tomara que torcedor também encorpore isso, esgotando os ingressos e empurrando nossa equipe", disse.

Segundo o cartola, a chance de que algo seja feito pela Conmebol é muito pequena.

"Infelizmente é possibilidade zero de algo mudar. No máximo um relatório, uma manifestação de descontentamento. Nada além disso. A forma tendenciosa como apitou o pênalti foi claríssimo. É muito triste", encerrou.

As informações são do IG