5.04.2012

OVERTRAINING COMPROMETE MÚSCULOS E LIGAMENTOS

Overtraining compromete músculos e ligamentos

Depressão, irritabilidade e falta de disposição para malhar são sintomas do overtraining.

A prática de exercícios físicos faz parte da rotina saudável de pessoas que buscam longevidade e equilíbrio entre corpo e mente. Mas, há quem pratique atividades de forma sucessiva e extenuante, sem ao menos se preocupar com uma recuperação adequada. Esta situação caracteriza o que se chama de overtraining.
De acordo com o preparador físico e especialista em Power Plate, Eduardo Lunas, além do excesso de treino e pouca recuperação, uma alimentação inadequada e uma reposição hídrica insuficiente também levam uma pessoa a chegar neste estágio. O especialista explica que o overtraining compromete a musculatura, tendões, ligamentos e ossos, que ficam mais propensos a contusões.
Entre os sintomas do overtraining estão: cansaço anormal, irritabilidade, falta de disposição para malhar, perda de apetite, perda de força, contusões e resfriados frequentes, dores de cabeça, sede anormal, insônia, tremor nas mãos, depressão e ansiedade.
Segundo Eduardo Lunas, quando uma pessoa percebe que está praticando em excesso exercícios físicos é preciso fazer algumas mudanças como diminuir o ritmo de treinamento e procurar orientação de um profissional capacitado.
“O uso da Power Plate, por exemplo, pode ajudar na recuperação de um indivíduo após o treinamento, realizando massagem para relaxar a musculatura e promover a regeneração do tecido muscular. Mas, como a vibração também é uma forma de treino, deve ser dosada de acordo com a aptidão física de cada pessoa para que não se chegue a situações extremas e ao overtraining”, disse o especialista.
Sobre a periodicidade ideal para uma pessoa praticar atividades físicas, o preparador físico explica que vai depender muito do nível de condicionamento físico de cada indivíduo. “É sempre bom que os iniciantes comecem com prudência, de 2 a 3 vezes por semana, com orientação de um profissional”, disse Lunas.

ALONGAMENTO PARA RECARREGAR AS ENERGIAS

Alongamento para recarregar as energias
Quinze minutos são suficientes para melhorar a postura e começar o dia com a energia lá em cima.

Você sabia que o alongamento pode evitar sérias lesões e dores na coluna, nos músculos ou ligamentos? Pois é, não é à toa que ele é tão recomendando pelos especialistas. Agora, que tal aproveitar para aprender e aplicar alguns exercícios no dia-a-dia? Bastam 15 minutinhos e você já vai se sentir novinho em folha, pronto para a batalha.

Se quiser alongar a coluna
Fique em pé e segure a mão direita no alto da cabeça. Traga-a em direção ao ombro contrário, forçando bem de leve. Depois, repita o mesmo procedimento com a mão esquerda.

Para alongar os braços
De pé, estique para frente o braço direito e segure o cotovelo com a mão esquerda. Force o braço trazendo-o para perto do corpo. Faça o mesmo com o outro braço. Outra dica legal é com o braço levantado, flexionar o cotovelo e posicionar o antebraço atrás da cabeça. Nessa posição, com a mão contrária segure o cotovelo e force o braço ainda flexionado.

Pernas pra que te quero
Pela manhã não levante de uma vez. O ideal é agachar e ir levantando devagar. Sentada no chão, estique as pernas de modo que os joelhos fiquem levemente flexionados. Depois, deite o troco para frente, sobre as pernas esticadas. Isso vai ajudar a alongar a parte de trás das coxas. Você também pode deixar os músculos das pernas em dia deitando-se de barriga para cima. Nessa posição, dobre os joelhos e abrace as pernas puxando-as em direção ao tronco.

O ideal é que estes exercícios de alongamento sejam feitos logo ao acordar, pela manhã. Mas nada impede que eles sejam feitos em qualquer outra hora do dia. Se tiver um tempinho sobrando, aproveite. Você não vai se arrepender e ainda vai se sentir bem mais disposto.
faixa_fitness.png

MMA PARA MULHERES: AULA QUEIMA ATÉ 600 CALORIAS

MMA para mulheres: aula queima até 600 calorias
Aula de MMA enrijece e fortelace os músculos das mulheres. Confira mais sobre o esporte!

Artes Marciais Mistas ou o popular MMA também é para mulheres. Sem nenhum preconceito, mulheres de várias partes do mundo, inclusive do Brasil, estão lotando as aulas de MMA em busca de mais preparo físico e, claro, a clássica queima de calorias. Durante a aula é possível queimar até 600 calorias.

Segundo o professor Ian Ludgero, da academia Vip Training, de Brasília, o MMA testa os limites físicos e psicológicos, além de trabalhar toda a estrutura muscular, articular e neural, proporcionando uma melhora em todas as capacidades físicas.

Ludgero avisa que o treinamento de MMA para mulheres é puxado e requer muita força e resistência da aluna. “Em uma aula de MMA voltada para o fitness procuramos trazer o mais próximo possível a movimentação real dos octógonos (locais onde as lutas são realizadas), o que nos proporciona um fortalecimento amplo dos membros superiores, inferiores e principalmente do Core (uma unidade integrada do corpo composta de 29 pares de músculos que suportam o complexo quadril-pélvico-lombar), além do desenvolvimento neural”, explicou o professor.

Até 600 calorias
Para quem procura queimar calorias, o professor informa que o grande diferencial da aula é a intensidade. “A aula pode ser moldada conforme o condicionamento da aluna, tornando o MMA um esporte acessível a todos. A queima de calorias fica em torno de 400 a 600 calorias”, disse.

Músculos
Há quem faça relações entre MMA e músculos, não é mesmo? Mas, esta história é mito. Ian Ludgero esclarece que ocorre, sim, o fortalecimento e enrijecimento muscular, mas não é uma prática que propicia a hipertrofia, já que, atualmente, já é de conhecimento popular que o aumento exagerado de massa muscular chega a atrapalhar o desempenho dos atletas.

POWER WALKING QUEIMA ATÉ 500 CALORIAS

Power Walking queima até 500 calorias
Power Walking previne e combate os riscos de doenças do coração. Confira mais detalhes!

Para os fãs da caminhada, a nova moda é o Power Walking. Com um ritmo mais intenso, esta modalidade é capaz de gastar em média de 300 a 500 calorias. Ela é praticada com a adição de pesos amarrados às pernas ou aos braços, o que torna o exercício físico mais vigoroso. De acordo com Gustavo Evangelista, educador Físico e Gerente da Academia Wellness Sport Club, em Ribeirão Preto, São Paulo, o Power Walking deve ser realizado com uma média de velocidade entre 6 km/h e 8 km/h.

1. Com qual frequência esta modalidade deve ser feita?
Por se tratar de uma caminhada em alta intensidade, é aconselhável o praticante, dependendo do seu nível de aptidão, adotar as seguintes rotinas de treinamento:
Nível Iniciante: 2 dias caminhando + 1 de descanso : Manter este ciclo durante as semanas seguintes.
Nível Intermediário: 3 dias caminhando + 1 de descanso + 2 dias caminhando + 1 de descanso : Semana Completa com 7 dias
Nível Avançado: 5 – 6 dias caminhando com 1 ou 2 dias de descanso : Semana Completa com 7 dias
2. Esta caminhada trabalha quais músculos?
A Power Walking é um tipo de modalidade que não significa nem caminhar e nem correr. Significa andar em ritmo acelerado e tem benefícios semelhantes ao de uma corrida de baixa intensidade. Entretanto, possui a vantagem de oferecer menor impacto e reduzir os riscos de lesões músculo-articulares.
Assim como na caminhada tradicional, a Power Walking trabalha muito a resistência muscular das pernas, bem como dos braços, que ocupam um papel importantíssimo na intensidade do movimento e deslocamento do corpo.
3. Quais os benefícios para a saúde?
Melhora do Condicionamento Físico, especialmente a Resistência Cardiovascular e Resistência Muscular Localizada;
Prevenção e combate aos riscos de Doenças Coronarianas;
Aumento do Gasto Energético em função da prática de uma atividade física aeróbia de baixo impacto e moderada intensidade de esforço;
Maior mobilidade e solicitação da musculatura dos membros superiores que não participam tanto na Caminhada Tradicional;
Oferece uma força de reação do solo de 1,2 vezes o peso corporal, caracterizando-a como uma atividade de baixo impacto.

Como caminhar corretamente

Caminhar - uma prática boa e barata

Caminhada nórdica para emagrecer

Nenhum comentário: