5.05.2012

SUCO DE CEREJA AJUDA NO COMBATE À INSÔNIA

Suco de cereja ajuda no combate à insônia

Suco de cereja pode aumentar a qualidade do sono. Saiba mais!

A cereja é uma das “frutas vermelhas” mais consumidas no nosso dia a dia. Muita usada para quebrar o doce excessivo das sobremesas, ela está presente em bolos, sorvetes e, até mesmo, em sanduíches. Se para alguns ela não passa de um enfeite, para os mais ligados em questões de saúde ela é uma aliada da boa forma e no combate ao envelhecimento precoce e à insônia.
De acordo com cientistas da Universidade Northumbria, no Reino Unido, beber suco concentrado de cereja pode aumentar a duração e a qualidade do sono. Para chegar ao resultado foram oferecidos 30 mililitros da bebida ou um suco de mentirinha a 20 voluntários, duas vezes ao dia, por uma semana.
Ao final do período, os pesquisadores notaram que o grupo do refresco de cereja teve um aumento de aproximadamente 15% nas taxas de melatonina, hormônio que faz a gente cair no sono. “Agora estamos investigando as aplicações da bebida no tratamento de inflamações e na recuperação após exercícios extenuantes”, conta Glyn Howatson, líder do trabalho.
A insônia

A insônia é um mal que atinge grande parte da população mundial e se manifesta de várias maneiras: quando a pessoa não consegue dormir, pessoas que acordam muitas vezes durante o sono ou pessoas que acordam muito cedo. Suas causas podem ser problemas emocionais, depressão, ansiedade e vários outros fatores.

10 ALIMENTOS QUE CURAM A INSÔNIA

10 alimentos que curam a insônia
Insônia pode engordar, aumentar o estresse e risco de ataque cardíaco. Saiba como uma boa alimentação pode curar esse mal.

Para emagrecer é preciso dormir. Uma noite mal dormida representa, sim, alguns quilos a mais na balança! Porém, mais importante do que investir em remédios é apostar em um cardápio balanceado e que tenha alimentos que influenciem diretamente na nossa capacidade de relaxar.
De acordo com a nutricionista Mariana Froes, consultora do Suadieta, alimentos que contenham ácido fólico, vitamina B12 e B6 e magnésio podem fazer toda a diferença.
Confira uma lista preparada pela especialista com 10 alimentos que combatem a insônia!
1 - Banana – É uma fruta completa, que estimula a produção de serotonina, hormônio da felicidade e do relaxamento.
2 - Semente de gergelim – Rica em vitamina B6, é fundamental para conversão do triptofano em serotonina. Também é rica em cálcio, que ajuda na saúde dos ossos.
3 - Ovo – Temido por quem quer emagrecer, o ovo é rico em vitamina B12 e em colina, substância que está associada à melhora da depressão.
4 - Arroz integral – É fonte de carboidrato de boa qualidade, que também é importante para regulação de serotonina e melatonina. Uma dieta pobre em carboidrato podem prejudicar essa produção.
5 - Aveia – Também é uma boa fonte de carboidrato. E não podemos esquecer que é rica em triptofano, além de ser fonte importante de fibras que ajudam na saúde intestinal.
6 – Amêndoa - Rica em antioxidantes, é ótima para a saúde do coração e diminui o colesterol, já que é fonte de gorduras boas como o ômega 3. Esta substância também tem papel importante no sono.
7 – Couve – É essencial no sono e no relaxamento muscular. Uma boa dica é fazer cubos de gelo de couve. Pegue as folhas de couve, bata com um pouco de água e coloque na forma de gelo. Passe a usar estes cubos ao invés de gelos normais. Ou seja, vai fazer um suco, bata com os cubos de couve!
8 - Linhaça – Rica em ômega 3, que ajuda na regulação dos neurotransmissores, a linhaça melhora, não só o sono, mas o humor, a ansiedade, a irritabilidade e a depressão, além de ser um poderoso anti-inflamatório. Auxilia também no tratamento para perda de peso.
9 - Salmão – Outra fonte rica em ômega 3. Vale destacar que o salmão também é fonte de B12, vitamina essencial na conversão do triptofano para serotonina.
10 - Maracujá – Tem efeito calmante e pode auxiliar no relaxamento antes de dormir, além de ser fonte de vitaminas do complexo B. Que tal um suco de maracujá com uma pedrinha de gelo de couve? É tiro e queda!

10 DICAS PARA DORMIR MELHOR

10 dicas para dormir melhor
A insônia pode atrapalhar na luta contra a balança. Por isso, trate de dar mais atenção as suas horas de sono!


Acorde sempre na mesma hora
Esta é a melhor maneira de acostumar o nosso organismo a descansar pelo menos oito horas por dia. Especialistas garantem que, ao acordar no mesmo horário, passamos a dormir no mesmo horário.

Espante a insônia de domingo
Como sexta e sábado são dias em que dormimos mais tarde do que o normal, é muito comum demorarmos a pegar no sono aos domingos, pois o nosso organismo não se sente cansado. A dica é deitar na cama um pouco antes do que está acostumado nos dias de semana e permanecer ali até conseguir dormir.

Faça exercícios todos os dias
Quem se exercita consegue manter o organismo funcionando melhor. Estudos mostram que a diferença total pode chegar a 42 minutos a mais de sono e uma qualidade de 100% melhor.

Respeite o seu sono
Quem nunca ficou enrolando para deitar, seja para assistir a um filme ou para bater um bom papo? Isso acaba atrapalhando a rotina do nosso sono e faz com que o nosso organismo se acostume, aos poucos, a descansar menos tempo do que o normal.

Jante três horas antes de deitar
O que você come no período da noite influencia diretamente na qualidade do seu sono. Então, opte por alimentos mais leves e faça a última refeição do dia pelo menos três horas antes de ir para a cama.

Desligue o computador
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford revelou que a luz do monitor em nossos olhos imediatamente antes de dormir é o suficiente para atrasar a chegada do sono em até três horas.

Livre-se das luzes
Relógio desligado, cortinas fechadas, luzes apagadas, enfim, tudo o que pode interferir no seu sono deve ser desativado. Dormir com o celular ao lado também é um erro fatal. O melhor é que você desligue a sua consciência do mundo e, para isso, é preciso desligar os aparelhos antes.

Anote os pensamentos e espante-os
Ao acordar com um problema em mente, pegue uma caneta e um bloco, que deverão estar ao lado da sua cama, e anote. Isso te ajudará a livrar o pensamento destas questões. No dia seguinte, pegue tudo o que anotou e corra atrás da solução.

Levante-se se não estiver conseguindo dormir
Quando acordamos durante a noite, é normal imaginarmos que a melhor solução é ficar rolando de um lado para o outro esperando o sono voltar. Porém, especialistas garantem que, ao levantarmos e procurarmos algo que seja prazeroso, como ler um livro, o sono vem com mais rapidez.

Elimine a cafeína
Em um estudo feito com milhares de australianos, aqueles que ingeriram 240 mg de cafeína por dia, cerca de oito xícaras de café ou dois expressos e meio, tiveram mais de 40% de risco de ter insônia. 

faixa_saude.png

ESTUDO ASSOCIA A INSÔNIA CRÔNICA AO ATAQUE CARDÍACO

Estudo associa a insônia crônica ao ataque cardíaco
Para estudiosos pessoas com insônia crônica têm mais chances de sofrer com ataques cardíacos. Leia mais.

Dormir bem não deveria ser sorte de poucos, mas sim algo comum a todos. Mas, é muito fácil encontrarmos consultórios médicos lotados de pessoas que sofrem com a insônia, esta caracterizada pela dificuldade de dormir. Recentemente, um estudo realizado por cientistas da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia aumentou ainda mais a preocupação com este distúrbio. Segundo o estudo, o risco de ataques cardíacos é maior em quem sofre com a insônia crônica.
Em 11 anos de pesquisa, foram entrevistados 52.610 pessoas, entre homens e mulheres. Os dados relativos à massa corporal, pressão arterial, sexo, idade, diabetes, atividade física, tabagismo e consumo de álcool foram levados em conta. Ficou constatado que os entrevistados que descreveram os problemas que tinham para cair no sono mostraram um risco 45% maior de sofrer um ataque cardíaco, em comparação com quem nunca apresentou este tipo de problemas.
Ainda segundo o estudo, quem tem dificuldade para voltar a dormir teve um aumento de 30% no risco de ataque cardíaco. Já para quem acordava sentindo cansaço, a porcentagem foi de 27%.
De acordo com outros estudos, a causa da insônia está ligada a problemas físicos e emocionais. Segundo algumas pesquisas, a produção inadequada de serotonina pelo organismo e o estresse provocado pela rotina são classificadas como as principais causas.


Nenhum comentário: