6.20.2012

Genoma da Calvície

Genética

Empresa de genoma dos EUA identifica seis variações genéticas associadas à calvície precoce

Duas das variantes descobertas também estão relacionadas ao câncer de próstata e uma, à doença de Parkinson

Calvície Calvície de início precoce: das seis variações genéticas relacionadas ao problema identificadas por novo estudo, uma também está associada à doença de Parkinson
A empresa americana 23andMe identificou seis novas variações genéticas associadas à calvície masculina de início precoce. O estudo, publicado neste mês no periódico PLoS Genetics, mostrou que duas dessas variantes também estão relacionadas ao câncer de próstata e uma, à doença de Parkinson.

Saiba mais

Anne Wojcicki, em evento da empresa 23andMe, em Nova York
Anne Wojcicki, em evento da 23andMe, em Nova York
23andME
A empresa de genoma pessoal do Vale do Silício foi fundada por Anne Wojcicki, que é casada com um dos fundadores do Google, Sergey Bin, e sua sócia, Linda Avey. O nome 23andMe se refere aos 23 pares de cromossomos que um ser humano tem e que carregam o nosso material genético. Inicialmente, as pessoas pagavam 999 dólares para que, a partir de suas salivas, tivessem seus DNAs sequenciados. Em 2008, no lançamento europeu da empresa, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, as personalidades presentes no evento, como Naomi Campbell, Thomas Friedman e Peter Gabriel, foram convencidas a cuspirem em um tubo esterilizado para terem seu genoma codificado.
Participaram da pesquisa aproximadamente 90% dos 150.000 clientes da empresa americana. Os autores do trabalho combinaram as informações genéticas dos indivíduos e compararam os dados dos homens que apresentaram calvície precoce com os daqueles que sofreram perda de cabelo quando mais velhos ou então que perderem pouco ou nenhuma cabelo durante a vida.

Leia também: Empresa de genoma identifica cinco genes associados ao hipotireoidismo
'Mapear genoma será tão rotineiro quanto exame de raio-X'
A partir dessas informações, além de identificarem seis variações genéticas associadas à calvície de início precoce, os pesquisadores mostraram que dois desses genes — o HDAC4 e o HDAC9 — também regulam hormônios associados ao surgimento do câncer de próstata. “A calvície e o risco desse câncer já haviam sido relacionados anteriormente por outros estudos, e o nosso trabalho ajuda a explicar esses achados”, diz o pesquisador David Hinds, que faz parte da equipe da 23andMe.

Leia também: Com células-tronco, cientistas fazem cabelo crescer em ratos sem pelos
Descoberta pode ajudar a acabar com a calvície
O estudo também descobriu que uma das variações identificadas ocorre na região do cromossomo 17, que já havia sido associada à doença de Parkinson. Segundo os pesquisadores, os homens envolvidos no trabalho eram mais propensos a relatar calvície e também doença Parkinson do que somente esta última condição isoladamente. “Nossos achados fornecem novas perspectivas para a patogênese da calvície de início precoce. Ao identificarmos as variações genéticas associadas à condição, destacamos a importância de estudos genéticos que estabeleçam outras associações entre a perda de cabelo e problemas de saúde em geral”, disseram os autores no artigo.

Nenhum comentário: